segunda-feira, 24/05/2004

Capacitação de professores de Ensino Religioso traz inovações

Na última sexta feira, dia 20, a Diretoria de Ensino de São Carlos concluiu a 6ª capacitação para professores de Ensino Religioso, com a participação de docentes das redes estaduais […]

Na última sexta feira, dia 20, a Diretoria de Ensino de São Carlos concluiu a 6ª capacitação para professores de Ensino Religioso, com a participação de docentes das redes estaduais e municipais de 27 escolas e coordenação do professor de história Hivanildo Pietronero e do supervisor de ensino Edvaldo Valério de Oliveira.

A capacitação envolveu textos como “Dois Idiotas Sentados Cada Qual no Seu Barril…”, de Ruth Rocha, e “Simplificação Gera Guerra Santa”, de Umberto Eco, além dos vídeos “O Pescador”, “A Garça e o Homem” e “Os vizinhos”, cedidos pela Fundação Roberto Marinho.

As letras das músicas “Já Te Falei”, de Rita Lee, e “Vida”, de Fábio Júnior, também fizeram parte da sensibilização que abriu o evento. “O motivo da reunião é a inovação das ferramentas de trabalhos dos ATPs em questão do exercício de uma profissão mais qualificada, abrangente e satisfatória”, disse Hivanildo Pietronero.

A matéria de Ensino Religioso surgiu de um artigo da LDB – Nº 9394/96 – e é aplicada nas 8ªs séries do ensino fundamental. Apenas professores de História, Filosofia e Estudos Sociais podem lecionar a disciplina. Segundo o professor Hivanildo Pietronero, o Ensino Religioso não adota dogmas religiosos isolados e sua função é trazer aos alunos a compreensão e o respeito por valores diversos da sociedade.

Alexandre Nunes Peppe