quarta-feira, 24/08/2022
Notícia

CEEJA de Bebedouro reúne e publica relatos de estudantes sobre a experiência de voltar aos estudos

Projeto “História de Vencedores” busca destacar os valores da Educação e acontece há cinco anos no CEEJA Professor Hernani Nobre

O Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA) Professor Hernani Nobre, da cidade de Bebedouro, desenvolve anualmente o projeto “Histórias Vencedoras”, em que publica relatos escritos por estudantes da unidade sobre o porquê pararam de estudar, o que os motivaram a voltar para a escola e como enxergam o futuro após a formação no Ensino Médio. Com o objetivo de reforçar a importância da conclusão dos estudos, além de dar voz aos estudantes, a publicação completa cinco anos em 2022.

As próximas edições devem conter histórias como a do pedreiro Edmar José da Silva, 51, estudante do 9º ano do ensino fundamental no CEEJA, que tem o sonho de se graduar em Engenharia Química, após a conclusão do ensino médio. “Parei de estudar ainda criança e não recebia muito incentivo. Precisei parar os estudos para ajudar no sustento da casa, quando meus pais se mudaram da capital para Bebedouro”, conta o aluno, destacando o papel do CEEJA para ele. “Essa modalidade de ensino é muito importante, porque nos dá a oportunidade de resgatar aquilo que pensávamos ter perdido”.

A produção do livro é feita de forma simples: impresso em folha sulfite e encadernado em espiral, a capa, sobreposta com plástico transparente, traz um mosaico com fotos e os nomes dos alunos, além do título do projeto e o ano letivo que ele representa. Cada edição tem aproximadamente 40 páginas com os depoimentos selecionados, e além do livro impresso, disponibilizado para a escola e a cada um dos alunos participantes, ainda há a versão digital, compartilhada por e-mail pela gestão da unidade e pelos professores responsáveis pelo projeto, Mario Monteiro da Silva, Coordenador Pedagógico, e Letícia Godoy Rosa, que atua na Sala de Leitura.

“Colaborar com este projeto é gratificante, porque podemos acompanhar a trajetória de cada estudante, desde a matrícula até a formação no Ensino Médio. Poder registrar a importância desse momento nas palavras dos próprios estudantes é ainda mais significativo”, destaca a professora Letícia.

A diretora da escola, Fátima Balieiro, destaca que a importância da publicação dessas histórias vai além do registro histórico. “Nós ficamos contentes com esse tipo de iniciativa, porque ela ecoa a voz dos nossos formandos do CEEJA, mas principalmente porque incentiva e mostra para outras pessoas que sempre vale a pena retomar e concluir os estudos. Nunca é tarde”, conclui a gestora.

Sobre EJA e CEEJA

Hoje são oferecidos dois modelos de cursos na rede estadual de ensino para a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). A EJA de presença obrigatória é oferecida nas Unidades Escolares da Rede Estadual e a EJA de presença flexível é oferecida nos Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA).

Os CEEJA são unidades destinadas para estudantes com mais de 18 anos que querem cursar os anos finais (6º ao 9º ano) do ensino fundamental e do ensino médio. Atualmente existem 39 CEEJA no estado, com mais de 75,4 mil estudantes.

As matrículas estão abertas e é importante que os estudantes realizem no começo do semestre, para não ocorrer atraso de conteúdo. Vale ressaltar que as inscrições podem ser feitas em qualquer CEEJA a qualquer época do ano.