• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 31/03/2022
Notícia

Centro de Inovação da Educação chega a Catanduva

9ª unidade do CIEBP prevê atendimento de mil pessoas por dia

Na última quarta-feira (30), o Secretário Estadual da Educação de São Paulo Rossieli Soares inaugurou uma unidade do Centro de Inovação da Educação Básica Paulista (CIEBP), em Catanduva. Localizado na Escola Estadual Barão do Rio Preto, o nono CIEBP fixo é voltado para a criação, desenvolvimento, avaliação e a disponibilização de práticas e tecnologias que atendam aos desafios da Educação Pública contemporânea.

Foram investidos quase R$ 500 mil no centro que tem capacidade para atender até 1.200 pessoas por dia, com 24 professores capacitados para atendimento.

“Nós temos uma geração incrível, o que podemos fazer por eles tem que ser feito agora, para que eles possam transformar nossa sociedade desde já. Inserimos a disciplina de Tecnologia e Inovação, nos currículos do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, para mostrar aos nossos estudantes desde pequenos que a tecnologia estará em tudo”, afirma Rossieli Soares.

Até 2022 serão 27 pontos do Centro de Inovação em todo estado contando com uma unidade móvel já em operação.

“A alegria hoje, sem dúvidas, é que meninos e meninas que estudam na nossa querida Escola Barão do Rio Branco não precisarão mais viajar 360km pra chegar à cidade de São Paulo, pois agora têm em Catanduva um Centro de Inovação que irá beneficiar mais de 15 mil estudantes”, disse Débora Garofalo, coordenadora do Centro de Inovação da Educação Básica Paulista.

Durante a celebração, os estudantes do 6º ano envolveram os convidados com uma performance de estilo contemporâneo, que retrata através da coreografia “Esperança e Paz!” desenvolvida pelo professor Rodney do Valle, os conflitos e ataques da Rússia na Ucrânia. O objetivo dos alunos é levar uma mensagem ao mundo e um pedido de paz.

O CIEBP oferece diversas atividades desenvolvidas presencialmente em três modalidades: Trilhas Formativas, Formação de Professores e Mentorias. Nas suas unidades os estudantes idealizam projetos, recebem mentoria no hub de inovação, trabalham com cultura maker, programação e robótica, além de utilizar modelagem 3D para fazer protótipos. O objetivo é o desenvolvimento do protagonismo juvenil no processo de ensino e aprendizagem com atividades “mão na massa”.

“É com muito orgulho que trazemos para EE Barão, uma das escolas mais tradicionais da cidade, o Centro de Inovação”, disse Luciana Bianchin Lopes Pereira, Dirigente de Ensino de Catanduva. “A chegada do Centro de Inovação beneficiará muitos estudantes da nossa região, complementou Ricieri José Brambilla, diretor da escola.

Os agendamentos para as trilhas formativas podem ser feitos pela SED – Secretaria Escolar Digital, como já ocorre com os demais CIEBPs.
Acesse a SED https://sed.educacao.sp.gov.br, Gestão DE/SEE/CIEBP/Agendamento.
Mais informações no site: https://centrodeinovacao.educacao.sp.gov.br.