segunda-feira, 07/02/2022

Centro de Inovação da Educação inaugura nova unidade na zona norte de São Paulo

A expectativa para 2022 é no total que sejam inaugurados 26 centros

Nesta sexta-feira (4), a Secretaria Executiva do Estado de São Paulo Renilda Peres de Lima inaugurou uma nova unidade do Centro de Inovação da Educação Básica Paulista (CIEBP), na zona norte da capital paulista. Dessa vez, a 8ª unidade fixa da iniciativa está localizada na Escola Estadual Albino Cesar e poder ser utilizada para a criação, desenvolvimento, avaliação e a disponibilização de práticas e tecnologias para atenderem aos desafios da Educação Pública contemporânea.

“Expandir o Centro de Inovação potencializa tudo o que construímos de tecnologia nesse período de pandemia para complementar as ações da escola. Sem dúvida, esse centro vai apoiar muito não só a escola Albino como todas as outras escolas da região, inclusive, de escolas municipais. O CIEBP é uma política pública, ele é feito para os estudantes independente da rede”, afirma Renilda Peres de Lima.

A unidade CIEBP Albino Cesar soma R$ 500 mil em investimentos e tem capacidade para atender até 1.200 pessoas por dia, com 24 professores capacitados para atendimento. Ao todo o Centro de Inovação conta com 9 unidades, sendo oito pontos fixos e uma unidade móvel. O plano de expansão prevê que, neste ano, sejam inaugurados no total 26 Centros de Inovação.

“Com este aparelho formamos nove unidades de CIEBP, uma expansão que é de grande orgulho a nossa rede estadual. Enquanto nós temos espalhados em cada lugar do nosso país campo de futebol, que possamos fazer a mesma coisa com a tecnologia, com a inovação, para que esses meninos também tenham a oportunidade de ter vivência significativas”, disse Débora Garofalo, coordenadora do Centro de Inovação da Educação Básica Paulista.

O CIEBP é um espaço que oferece diversas atividades que são desenvolvidas presencialmente em seus espaços, sendo divididas em três modalidades distintas: Trilhas Formativas, Formação de Professores e Mentorias. Nas suas unidades, os estudantes idealizam projetos, recebem mentoria no hub de inovação, trabalham com cultura maker, programação e robótica. Também utilizam a modelagem 3D para fazer protótipos. O objetivo é o desenvolvimento do protagonismo juvenil no processo de ensino e aprendizagem com atividades “mão na massa”.

“Pensar em aprendizagem é pensar em inovação, espero que todos desfrutem do centro de tecnologia com os professores, tragam os amigos. O CIEBP é mais uma conquista”, disse Rossana Guerreiro Dirigente de Ensino da Norte II.

Ana Carolina de Abreu, estuda há cinco anos na EE Albino Cesar e faz parte do grêmio e do grupo acolhedor. A aluna esbanjou felicidade nesta manhã durante a inauguração do CIEBP e na oportunidade, ainda fez um discurso em nome de todos os estudantes da unidade. “O Centro de Inovação é um campo de visão, não só para os alunos, mas sim para os professores, é um espaço para estudar muitas coisas que eu acredito que alguns alunos que, infelizmente, não tem acessos”, disse. Ainda, a estudante convidou de modo especial outros estudantes e seus gestores para conhecer o novo espaço. “Eu quero que os diretores das escolas convidem todos os alunos pra poder participar, entrar no CIEBP, que eu acho que todos tem direito”, finalizou.

“A escola Albino César vem receber o Centro de Inovação de Educação Básica Paulista em um momento que tivemos que nos apropriar da tecnologia de uma forma muito rápida por conta do distanciamento que sofremos nos últimos anos”, disse Claúdia Maria Gardusi, diretora da unidade.

Os agendamentos para as trilhas formativas podem ser feitos pela SED – Secretaria Escolar Digital, como já ocorre com os demais CIEBPs. Acesse a SED https://sed.educacao.sp.gov.br, Gestão DE/SEE / CIEBP / Agendamento. E pelo site: centrodeinovacao.educacao.sp.gov.br