• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 05/11/2021
Notícia

Centro de Inovação de São Paulo e de Sorocaba recebem agendamento para trilhas formativas pela SED

Secretaria Escolar digital tem nova funcionalidade que permite escolher a unidade e o tipo de atividade

O agendamento para participar das trilhas formativas do Centro de Inovação de São Paulo e de Sorocaba ficou mais dinâmico pela Secretaria Escolar Digital https://sed.educacao.sp.gov.br. O professor, coordenador, diretor ou vice-diretor da escola pode acessar a plataforma e agendar na hora uma das 18 trilhas formativas oferecidas pelas unidades.

“Indicamos o Centro de Inovação de Sorocaba para quem está no interior e o da capital para a região metropolitana e litoral, mas é opcional. Temos uma grande capacidade para atendimentos. Em cada unidade é possível receber até 1,2 mil pessoas por dia. É importante lembrar que os professores e estudantes das escolas municipais também podem realizar as atividades nestes espaços”, destaca Débora Garofalo, coordenadora do Centro de Inovação de Educação Básica Paulista (CIEBP).

Tanto na unidade da capital como na do interior, os estudantes idealizam projetos e recebem mentoria no hub de inovação, trabalham com cultura maker, programação e robótica, ou ainda, utilizam a modelagem 3D para fazer protótipos com temas transversais, tendo como objetivo o desenvolvimento do protagonismo juvenil no processo de ensino e aprendizagem com atividades “mão na massa”.

O novo CIEBP de Sorocaba é o primeiro a atender a rede estadual do interior de São Paulo, tornando-se um polo de tecnologia e inovação para milhares de estudantes da rede pública. O investimento no polo foi totalmente aportado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), sendo R$ 802.000,00 na reforma em toda a unidade escolar e R$ 287.000,00 para a compra de materiais e equipamentos, entre eles câmeras e outras ferramentas para gravação digital, kits de robótica, computadores, cortadora a laser e impressora 3D.

O CIEBP também integra a tríade de inovação da Seduc-SP, que tem como premissa os novos componentes do programa Inova Educação como Tecnologia e Inovação; Cultural, com o Movimento Inova, e de experimentação, com o Centro de Inovação.
Até abril do próximo ano, serão inaugurados mais 19 centros, além de uma unidade móvel, totalizando 22 Centros de Inovação.

Para mais informações sobre o CIEBP e as trilhas formativas: centrodeinovacao.educacao.sp.gov.br.

Como agendar:
As atividades acontecem de segunda a sexta-feira das 8h às 18h e cada turma pode ter até 90 participantes, entre professores e estudantes.
Acesse a SED https://sed.educacao.sp.gov.br, Gestão DE/SEE / CIEBP / Agendamento
– Centro de Inovação de Sorocaba está localizado na Escola Estadual Francisco Euphrasio Monteiro, na Vila Barcelona, Sorocaba
– Centro de Inovação de São Paulo está localizado na Escola Estadual Zuleika de Barros, na Vila Pompeia, São Paulo.