segunda-feira, 16/01/2012

Centros de Estudos de Línguas da região de Barretos têm vagas abertas

Os CELs das escolas estaduais Dr. Olympio, em Barretos, Dr. Antonio Augusto Reis Neves, em Olímpia, ainda estão recebendo matrículas para cursos de espanhol, inglês e francês            Dois […]

Dois Centros de Estudos de Línguas (CELs) da região da Diretoria de Ensino de Barretos ainda têm vagas abertas para cursos gratuitos de espanhol, inglês e francês, que terão início em fevereiro. O prazo para matrícula vai até o dia 30 de janeiro.

Podem se inscrever estudantes da rede estadual a partir do 7º ano do Ensino Fundamental, do ensino regular, ou Educação de Jovens e Adultos (EJA). No caso do curso de inglês, apenas alunos do Ensino Médio podem participar. Para o cadastro, os interessados devem comparecer à respectiva escola, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, portando cópias da certidão de nascimento, RG, RA e atestado escolar.

No CEL da Escola Estadual Dr. Antonio Olympio, em Barretos, ainda há vagas para os cursos de espanhol (96) e inglês (68). A unidade fica na Praça Francisco Barreto, s/nº, centro.

No CEL da Escola Estadual Dr. Antonio Augusto Reis Neves, localizada no município de Olímpia, ainda há vagas para os cursos de inglês (100), espanhol (150) e francês (40). O endereço é avenida Dr. Andrade e Silva, 925, centro.

Sobre os CELs

Os Centros de Estudos de Línguas proporcionam ao estudante da rede estadual a oportunidade de aprender gratuitamente um novo idioma, aumentando suas chances de inserção no mercado de trabalho, além de ampliar seu acesso a outras culturas.

Em todo o Estado há 144 CELs em funcionamento e 106 em fase de implantação, totalizando 250 unidades. O programa oferece cursos gratuitos de espanhol, italiano, francês, alemão e japonês, para estudantes a partir do 7º ano do Ensino Fundamental, do ensino regular ou Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de inglês, voltado aos estudantes do Ensino Médio.

No total, são atendidos hoje cerca de 60 mil alunos da rede estadual em cursos de espanhol, italiano, francês, alemão, japonês e inglês (inserido na grade dos CELs em 2010). Com exceção do curso de inglês, que tem duração de um ano, divido em dois semestres de 60 horas de aula cada, os demais cursos têm duração de três anos, em módulos de seis semestres, com um total de 480 horas.