terça-feira, 10/08/2021
Notícia

Cerimônia de Diplomação do Conselho Estadual dos Grêmios Estudantis Paulistas aconteceu no Centro de Mídias SP

São 16 Coordenadores de Relações Sociais CMSP/Conviva escolhidos

Nessa terça-feira (10), o Centro de Mídias SP (CMSP) realizou no canal exclusivo para Grêmios Estudantis do Ensino Médio, a cerimônia de diplomação dos 16 Conselheiros Estaduais dos Grêmios Estudantis Paulista. O Conselho Estadual dos Grêmios Estudantis Paulista atuará diretamente com os professores do CMSP, em conjunto com o Conviva, além de estar equipados e orientados pela Equipe Técnica do Grêmio Estudantil Paulista.

“A gente percebe que precisamos ouvir nossos estudantes e de fato, saber o que está acontecendo nas escolas, saber o que todos esses gremistas estão querendo de nós” afirma, Leandro Negretti, um dos idealizadores do Conselho Estadual dos Grêmios Estudantis,

“O maior projeto com o grêmio é retornar gradativamente com segurança às aulas presenciais e ajudar também organizar a escola para receber todos os alunos” destacou, Geovana Alves Ferreira da Silva, conselheira da Escola Estadual Fernão Dias Paes, representante do pólo 1, sobre os principais objetivos para os gremistas no ano de 2021.

O surgimento do Conselho Estadual dos Grêmios Estudantis Paulistas aconteceu em duas etapas, logo após a Eleição do Grêmio Estudantil de 2021 e a posse dos estudantes do novo cargo/função de Coordenador de Relações Sociais CMSP/Conviva, um novo processo de votação foi organizado pelas respectivas Diretorias de Ensino (DEs), para escolher quem entre esses alunos iria representar a DE como Conselheiro Regional dos Grêmios Estudantis, totalizando 91 conselheiros, distribuídos nos 16 polos regionais. Para a seleção do Conselheiro Estadual houve uma reunião para votação para eleger os representantes entre cada um dos 16 Conselhos Regionais, com o apoio dos Supervisores de Ensino e Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico (PCNPs) pertencentes aos polos.

Os conselheiros estaduais e regionais estarão em posição de agentes democráticos dentro das escolas e serão essenciais para o fortalecimento do grêmio. “A solução seria implementar uma escuta ativa buscando não só ouvir, mas compreender, trocado experiências, sem deixar de considerar a diversidade assim encontrando a solução para o problema e não só permanecer focado nele, juntamente com os representantes de sala e gestores formando uma frente unida” afirma Kaylainy Chagas de Oliveira, conselheira da E.E. Padre Antão, representando do polo 1.

Atualmente, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), tem 67.720 estudantes que integram as Equipes de Coordenação Gremistas em 4.979 das 5.137 escolas regulares ativas da rede, ou seja, 98,65% das unidades contam com equipes gremistas.
A live já está disponível na íntegra no Repositório do CMSP.

Sobre o canal exclusivo para Grêmios Estudantis

No último dia 29, o novo canal de transmissão exclusivo para Grêmios Estudantis do Ensino Médio foi disponibilizado pelo CMSP. O espaço é destinado a todos participantes das agremiações e aos PCNPs articuladores do grêmio. No canal são discutidos assuntos como novo ensino médio, protagonismo dos estudantes e temas propostos pelos próprios alunos. Após as conversas os participantes podem replicar os conhecimentos adquiridos para suas escolas.