terça-feira, 09/01/2024

Cidade de General Salgado ganha nova Creche Escola

Unidade que atenderá 150 alunos foi inaugurada nesta terça-feira (9); Seduc investiu R$ 1,7 milhão em construção e mobiliário

O Governo do Estado de São Paulo entregou nesta terça-feira (09) mais uma unidade do Programa Creche Escola. Localizada no município de General Salgado, da Diretoria Regional de Ensino de Fernandópolis, a Creche Escola Mariana Marino Teixeira tem capacidade para atender 150 crianças.

Com investimento total de R$ 1,7 milhão, obra e mobiliário foram custeados pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), por meio da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE). O presidente da FDE, Jean Pierre Neto, esteve presente no evento, representando o poder público estadual.

Todos os edifícios do programa são equipados com salas pedagógicas, berçários com fraldário e lactário, secretaria, refeitório, banheiros e área de serviço. As construções também respeitam todas as normas de segurança e de acessibilidade.

Para o presidente da FDE, a inauguração da creche de General Salgado reforça o compromisso do Estado com a comunidade escolar paulista e reitera o cuidado com o estudante desde a educação infantil, fundamental para o desenvolvimento integral de crianças e jovens. “Começar o ano entregando a obra desta creche é de enorme estímulo para o que desejamos alcançar em 2024: atender pais e mães que desejam um espaço seguro e saudável para seu filho estudar com a maior celeridade e qualidade possíveis. Estou certo de que os desafios serão enormes e que, também, teremos conquistas incríveis”, afirma Neto.

Programa Creche Escola

Desde o ínicio da gestão, no ano passado, a Seduc entregou 27 unidades do Programa Creche Escola. Foram geradas 3.400 novas vagas e investidos cerca de R$ 49 milhões. Desde sua implantação, em 2011, foram entregues 579 creches, sendo 39 na capital e 540 no interior. Na região da Diretoria de Fernandópolis, foram inauguradas 13 creches, totalizando 1.700 vagas desde o início do programa.

Para a viabilização de novas creches, a Seduc-SP e os municípios interessados assinam um Termo de Compromisso. Com o programa, o governo estadual espera expandir o atendimento a alunos dessa faixa etária, prioritariamente em localidades com maior vulnerabilidade social.

À FDE, entre outras ações, cabe a elaboração do projeto, além de vistorias mensais de acompanhamento e cumprimento do cronograma físico e financeiro.