• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 18/12/2023
Notícia

Coletâneas literárias reúnem textos escritos por estudantes da região de Sumaré

Obras “Aprender, Ler e Escrever” e “Histórias Contadas” são resultado de atividades realizadas em escolas estaduais ao longo do ano de 2023

Antes do início das férias, alunos de escolas estaduais da região de Sumaré reuniram em livro uma série de textos elaborados a partir de atividades em sala de aula ao longo do ano de 2023. O resultado são duas coletâneas “Aprender, Ler e Escrever” e “Histórias Contadas”, lançadas na última semana.

Em “Aprender, Ler e Escrever”, o público encontra produções do concurso de redação organizado pelo Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino de Sumaré. Foram selecionados para edição materiais de 30 estudantes do Ensino Fundamental (anos iniciais e anos finais) e do Ensino Médio. Nos textos, os autores escreveram suas impressões sobre a seguinte pergunta: “Como eu me vejo daqui 5 anos”.

Já em “Histórias Contadas” o tema do livro é “Consumo consciente da água e saúde”. Assinam as obras 45 estudantes, dos 4º e 5º anos do Fundamental, e participantes do Programa de Alfabetização Ambiental. Além dos textos, eles também foram responsáveis ilustrações da obra.

Nicolas Gabriel de Passos, aluno do 4º ano da E.E. Professora Maria Rosa Carolino dos Santos, em Sumaré, é um dos autores do livro “Histórias Contadas”. Ele destaca que aproveitou muito o que aprendeu sobre a água.

“Eu gostei muito de participar da coletânea. Me diverti e aprendi com este projeto. Eu o achei importante, pois destaca sobre um bem valioso para nós: a água. Sem ela, não haveria vida. Nós não devemos desperdiçá-la e nem poluir os nossos rios. Também tivemos conversa com um carteiro, que foi até a nossa escola. Ele contou sobre a importância das cartas e da primeira que foi escrita no Brasil”, contou.