quinta-feira, 04/11/2021
Notícia

Com 75% de participação, Avaliação Leitora para estudantes do 2º ano do ensino fundamental das redes municipais tem prazo prorrogado

Subsidiado integralmente pela Seduc-SP, teste já foi realizado por mais de 153 mil alunos

Escolas das redes municipais têm prazo prorrogado até 12 de novembro para finalizar a Avaliação de Fluência Leitora 2021. Subsidiada integralmente pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), a ação analisa o desempenho individual dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental na leitura e compreensão de textos escritos para diagnosticar eventuais lacunas em todo o processo de alfabetização durante o período de pandemia.

De acordo com a Coordenadoria Pedagógica (Coped) da pasta estadual, até a última sexta-feira (29), data limite divulgada inicialmente, a avaliação havia alcançado 75% do público-alvo. Os dados de 153,7 mil estudantes (de um total de 204,8 mil), de 3.161 escolas, em 508 cidades estão cadastrados no sistema. Destaque para quatro das 72 Diretorias de Ensino participantes, que superaram 90% de adesão – Campinas Leste (93,7%), Barretos (93,2%), São Bernardo do Campo (92%) e São José dos Campos (91,8%).

“A prorrogação objetiva oferecer mais chances para que todos os 508 municípios que se inscreveram possam, de fato, participar. Afinal, é um exercício importante, pois vamos ter um panorama mais claro sobre a capacidade de fluidez e ritmo dos estudantes”, conta Rossieli Soares, Secretário da Educação do Estado. “Os feriados do Dia do Servidor Público e Finados impactaram as aplicações em alguns municípios, além de ocorrências relacionadas à Covid, que levaram algumas escolas a fazerem quarentena também”, emenda.

A avaliação ocorre de forma presencial. Durante o processo, os professores vão gravar a leitura pelo celular, pelo aplicativo exclusivo do CAEd (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação), que também disponibilizará os cadernos de provas para impressão na plataforma online. Depois, os áudios – três por estudante – serão avaliados para que haja um diagnóstico preciso sobre o perfil leitor dos estudantes.

Além dos professores do 2º ano do ensino fundamental, o teste também pode ser aplicado, se necessário, por demais docentes dos Anos Iniciais e outros profissionais da equipe pedagógica aptos a lidar com estudantes desta faixa etária.

Confira os números no painel: clique aqui para acessar.

Mais informações podem ser obtidas na Diretoria de Ensino ou nos canais de dúvidas do CAEd:
www.chat.caed.ufjf.br
suporte.avaliacaomunicipiossp@caed.ufjf.br