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terça-feira, 12/11/2019
Cursos para professores

Conferência reúne professores de inglês e outras línguas

O projeto aconteceu com professores das Diretorias de Ensino Leste 1, 2, 3, 4 e 5, todas na capital.

No último mês, uma reunião de professores de escolas da rede estadual debateu o ensino da língua inglesa, assim como de outras línguas, e suas mais diversas possibilidades. A ACTEFL 2019 – 3ª Conferência Anual para Professores de Inglês como Língua Estrangeira – aconteceu no dia 25 de outubro, no auditório da UNICID – Metrô Carrão.

O projeto é uma iniciativa de uma equipe formada por cinco coordenadores regionais de inglês da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo: Leste 1, Leste 2, Leste 3, Leste 4 e Leste 5  tem como parceiros  as mais renomadas instituições voltadas para o ensino de Língua Inglesa no Brasil como: Oxford University Press; Cambridge Assessment English; BRAZ-TESOL; Embaixada dos Estados Unidos da América e Departamento de Estado Americano.

“Um dos intuitos do projeto é unir instituições para trocar experiências, avaliar metodologias e promover uma atuação e networking entre professores de todas as redes”, pontua um dos organizadores. Na programação, a conferência promoveu palestras e workshops para professores de escolas públicas da zona leste de São Paulo. Vários palestrantes internacionais, como Kerry Pusey, felow da PUC do Rio Grande do Sul e Sandra Borges, da Oxford University Press, estiveram presentes.

Na parte da tarde, os workshops contaram com a presença de palestrantes discutindo temas de língua estrangeira e técnicas de aprendizagem. “O ensino da língua estrangeira requer um pensamento diferente do aluno. Precisamos entender a lógica da outra língua e quais ferramentas melhoram essa aprendizagem”, pontua Barbara Noel, professora norte-americana parceira da Secretaria na formulação de programas de ensino de língua estrangeira.

O projeto aconteceu com professores das Diretorias de Ensino Leste 1, 2, 3, 4 e 5, todas na capital. Um dos temas debatidos foi o uso de inteligência artificial na sala de aula, além de perspectivas que a tecnologia pode dar ao ensino. Os professores também tiveram algumas aulas rápidas de pronúncia e outros temas.