• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 03/09/2019
Cursos para professores

Conheça o programa educativo do Museu da Língua Portuguesa

Programa “Escola, Museu e Território” vai promover atividades sobre linguagens, história e cultura, em iniciativa que mobilizará 23 instituições de ensino e 25 de cultura vizinhas ao Museu.

Enquanto o Museu da Língua Portuguesa passa por sua última fase de reconstrução, professores da rede estadual já podem ter acesso ao programa educativo proposto pelo museu. Chamado de “Escola, Museu e Território”, o programa tem o objetivo de rearticular o diálogo com jovens, educadores e vizinhos do Museu.

As atividades ocupam o saguão da Estação da Luz, com programação gratuita voltada para estudantes e aberta às famílias, aos frequentadores da Estação e ao público em geral. As ações se estenderão pelos próximos três meses e os resultados ajudarão a compor o programa educativo do Museu após sua reabertura, em 2020.

Programação para estudantes de 4 a 14 anos

A cada 15 dias, às sextas-feiras (durante o dia inteiro), e no último sábado de cada mês (pela manhã), crianças e jovens poderão participar de atividades que estimulam diferentes linguagens; valorizam o idioma como forma de expressão e promovem reflexão sobre identidade a partir das relações sociais e culturais do bairro. Entre as atividades desta sexta-feira estão teatro de palhaços, contação de histórias e uma ‘disco-aula’ com a história do hip hop, em uma programação segmentada por faixa etária, com a Mostra Imaginação (para estudantes entre 4 e 7 anos); Mostra Eu, o Outro e Nós (8 a 10 anos); e Mostra Comunicação (11 a 14 anos).

A programação inclui ainda Clube de Leitura, com encontros comandados pelo escritor Marcelo Maluf que vão debater contos de autores brasileiros; e o Clube de Cinema, parceria com o Canal Futura que trará exibição de filmes seguida de debates. As atividades, também abertas ao público, são voltadas para Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). No sábado, a atração é a Obra Aberta, visita à obra de restauro do edifício do Museu com encenação de contadores de história, que vão revelar o processo aos olhos do público.

Ônibus Andante e instalações interativas

Duas instalações interativas vão ocupar o saguão da Estação da Luz, como parte do Laboratório da Língua, estimulando o público a investigar novas abordagens sobre texto, palavra e língua portuguesa. Os estudantes chegarão à Estação por meio do projeto Ônibus Andante. A atividade é um trajeto a pé, aos moldes de uma linha de ônibus, explorando a região da escola, com o objetivo de despertar o olhar e o interesse das crianças e jovens. No trajeto das três “linhas” do Ônibus Andante, os estudantes descobrem marcos urbanos, praças, prédios históricos e espaços públicos como o Vale do Anhangabaú e o Viaduto Santa Ifigênia, além das instituições culturais e escolares.

Programa de formação para professores

Está previsto também um programa de formação para professores, a ser divulgado em breve.