quinta-feira, 07/07/2016
Alimentação Escolar

Conheça os dez novos pratos da merenda assinados pela chef Janaina Rueda

Unidades do centro da capital receberão a novidade já em setembro

A partir de setembro, os alunos das escolas da região central da capital poderão conhecer os novos pratos do cardápio da merenda escolar, assinados pela chef Janaina Rueda. Strogonoff, frango de caçarola, feijoada, macarrão bolonhesa, peixada, ovo com lentilha, carne de panela, carne moída, cuscuz frango e macarrão com sardinha, são as primeiras receitas que vão completar a alimentação diária dos estudantes. A ação faz parte das ações do Projeto Cozinheiros da Educação, e tem parceria da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Para chegar à lista final, Janaina e a equipe de nutricionistas do Departamento de Alimentação e Assistência ao Aluno (DAAA) fizeram uma série de testes ao longo do primeiro semestre. Foram levados em conta os valores nutricionais dos ingredientes, o tempo de preparo e a oferta desses alimentos no Estado. O cardápio também segue o perfil mais orgânico e rico em vitaminas já adotado pela Secretaria nos últimos anos, como feijão in natura, farinha de mandioca e leite em pó integral.

Treinamento de merendeiras

Para garantir que o novo cardápio seja implantado com sucesso nas escolas, as merendeiras e empresas terceirizadas receberão treinamento da própria Janaina Rueda. A ideia é dar dicas de preparo, sugestões de temperos e apresentação dos pratos. Nesta quarta-feira (6), uma videoconferência foi transmitida a todas as 91 Diretorias de Ensino e marcou o primeiro encontro entre a chef e as equipes das cozinhas das escolas.  De agosto até novembro serão capacitados mais de 2 mil profissionais da capital. Os demais passarão por cursos no primeiro e segundo semestre de 2017.

Conhecida por adotar um estilo ‘confort food’ – caseiro e cheio de sabor – Janaína comanda dois restaurantes na região central de São Paulo. Também foi eleita uma das 10 mulheres referência da cozinha brasileira pela revista Exame. Outra razão para garantir a parceria: a chef é ex-aluna da rede.