terça-feira, 06/08/2019
Boas Práticas

Continuam abertas as inscrições para o Parlamento Jovem Paulista

Tradicional iniciativa no fomento à cidadania, o Programa Parlamento Jovem Paulistano continua com as inscrições abertas. Podem participar estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de toda a rede. O programa é composto por 55 cadeiras.

Clique aqui para se inscrever

O programa simula o funcionamento do poder público para os estudantes, que precisam apresentar um um trabalho individual na forma de um Projeto de Lei, obedecendo aos critérios estabelecidos no manual do candidato. Devido ao número de habitantes, a cidade de São Paulo tem a maior quantidade de vereadores do Brasil, conforme estabelecido pela Constituição Federal de 1988, o que torna o programa ainda mais desafiador.

“O Parlamento Jovem Paulistano 2018 foi para mim uma lição de cidadania, me ensinou a expor minhas ideias sem medo de errar ou fazer feio e sempre respeitando as ideias dos outros mesmo que essas não sejam do nosso agrado. O programa ensinou a todos que participaram como respeitar e praticar a democracia”, pontua Leonardo Silva Costa, da EMEF Vereadora Anna Lamberga Zégli. Ele foi um dos finalistas da edição passada.

O objetivo da iniciativa é levar aos estudantes noções de cidadania, democracia e apresentar o cotidiano do Poder Legislativo municipal. “O parlamento jovem foi o meu primeiro contato de perto com a política. Sempre tive curiosidade sobre o assunto e quando surgiu essa oportunidade fiquei muito realizada. A experiência foi incrível e consegui aprimorar meu repertório sobre política e minhas habilidades de oratória diante de um público”, explica Alice Casillo Gonçalves, da Escola Cidade Jardim Playpen.

Os escolhidos irão à Câmara, onde vão aprender sobre o funcionamento da Casa e farão a defesa de seus projetos na tribuna. Na sequência, as propostas serão votadas pelos demais colegas. Em 4 de novembro, os selecionados serão recebidos na Câmara Municipal e terão atividades preparatórias. A Sessão Plenária do Parlamento Jovem está marcada para 8 de novembro.