• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 20/03/2006
Últimas Notícias

Convênio entre Secretaria e ITD beneficia 7 mil alunos

Parceria com o Instituto Tecnológico Diocesano vão atender jovens e adultos que precisam cursar o primeiro ciclo do ensino fundamental Cerca de 7 mil pessoas serão beneficiadas pelo convênio entre […]

Parceria com o Instituto Tecnológico Diocesano vão atender jovens e adultos que precisam cursar o primeiro ciclo do ensino fundamental

Cerca de 7 mil pessoas serão beneficiadas pelo convênio entre a Secretaria de Estado da Educação e o Instituto Tecnológico Diocesano (ITD), de Santo Amaro. Distribuídas pela zona sul da cidade de São Paulo, elas ocupam 280 salas de aula, com média de 25 alunos por sala. O convênio faz parte do Programa de Alfabetização e Inclusão (PAI) e atende jovens com mais de 14 anos e adultos que nunca estudaram ou que não concluíram o 1° ciclo do ensino fundamental. O curso segue os parâmetros curriculares nacionais da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para alfabetização de 1ª a 4ª séries.

Para celebrar o aditamento do convênio, firmado em janeiro deste ano, foi realizada na tarde do último sábado, dia 18, uma missa em Ação de Graças no Santuário do Terço Bizantino, zona sul da Capital paulista. Presidida pelo bispo dom Fernando Figueiredo, e concelebrada pelo Pe. Marcelo Rossi, a missa contou com as presenças do secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita, do secretário-adjunto, Paulo Barbosa, dentre outras autoridades, e mais de duas mil pessoas.

Oportunidade

Para o secretário Gabriel Chalita, ações como esta são muito importantes. “Temos investido em convênios para alfabetização, que aliados ao EJA (Educação de Jovens e Adultos), visam auxiliar a solução do problema crônico da falta de oportunidade. A alfabetização é fundamental para que a pessoa se abra para um mundo de possibilidades”. O secretário-adjunto, Paulo Barbosa, lembrou também que o investimento nesta área pode ser traduzido em números. “Saltamos de 30 mil matriculados no EJA em 1995 para 481 mil em 2005. São pessoas que voltam à escola e que estão investindo em seu futuro profissional e na conquista da liberdade”.

Para desenvolver o trabalho, o Instituto Tecnológico Diocesano conta com o suporte pedagógico do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), que colaborou na confecção das apostilas e capacitou os professores. Segundo dom Fernando Figueiredo, bispo da diocese de Santo Amaro, o aditamento do convênio prova a qualidade do trabalho realizado. “Há anos temos sido parceiros da Secretaria da Educação e estamos empenhados neste processo de alfabetização, afinal, sem ações como esta muitos adultos não teriam a possibilidade de ler e escrever”. E Padre Marcelo Rossi completa: “Às vezes a pessoa que não sabe ler é vítima de discriminação e com este programa de alfabetização muitos poderão realizar inclusive o sonho de ler a Palavra de Deus”.