quarta-feira, 18/08/2021

Conviva SP destaca a saúde mental e sequelas psicológicas de estudantes

Ação objetiva a instrumentalizar a equipe escolar para identificar situações mais vulneráveis

Na próxima segunda-feira (23), o Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar (Conviva SP) promove mesa temática. Desta vez, com o tema “Como identificar alunos com questões de saúde mental”. A programação, que vai ao ar das 12h30 às 14h, no canal Gestão do Centro de Mídias São Paulo (CMSP), é voltada a dirigentes, diretores, vice-diretores, supervisores, PCNP, POC, professores e servidores da Educação.

Em pauta, o desafio atual de cruzar as demandas do retorno presencial à sala de aula e as sequelas psicológicas geradas durante a pandemia, no contexto de crianças e adolescentes da rede pública.

Vinculada à Secretaria da Educação do Estado (Seduc-SP), a ação objetiva instrumentalizar a equipe escolar para identificar os alunos em situações de vulnerabilidade, permitindo que percebam a necessidade de uma abordagem mais pontual e que se sintam seguros para fazer os devidos encaminhamentos. Além disso, abordar estratégias para lidar com situações desafiadoras e promover o acolhimento necessário.

Estarão presentes Gustavo Estanislau, médico psiquiatra especializado em questões escolares; Maria Isabel, dirigente regional de Ensino Centro-Sul; e Alcione Marques, mestre em Ciências e psicopedagoga com aprimoramento em Reabilitação Cognitiva.

A roda de conversa dá sequência à programação em curso. Neste mês, por exemplo, o Conviva SP já abordou o luto dentro da sala de aula e a percepção dos sinais em conversa sobre emoções, sinais comportamentais e possíveis pontos relacionados a dificuldades em relações interpessoais no contexto escolar.

Sobre o Conviva SP
Atua na melhoria do clima, por meio da promoção de um ambiente solidário, colaborativo, acolhedor e seguro nas escolas. Visa identificar vulnerabilidades de cada unidade escolar para a implementação de Planos de Melhoria da Convivência, além de atrelar ações proativas de segurança, articular a participação ativa da família na vida escolar dos estudantes da rede de ensino estadual e ofertar ações de serviço de assistência e saúde mental.

Tema: “Como identificar alunos com questões de saúde mental”
Data: 23/8/2021
Horário: das 12h30 às 14h
Canal no app do CMSP: Gestão