segunda-feira, 11/07/2005

Coral da Secretaria da Educação é destaque na agenda cultural do interior

Festival de Inverno de Campos do Jordão e tricentenário de Pindamonhangaba contaram com apresentações do grupo musical No último sábado (9), o Coral da SEESP participou da abertura do 36º […]

No último sábado (9), o Coral da SEESP participou da abertura do 36º Festival de Inverno de Campos do Jordão, cantando para os fiéis e convidados da Igreja São Benedito, no bairro Capivari, principal centro turístico da cidade. Após a apresentação na igreja, o grupo ainda deu uma “palhinha”, para os freqüentadores do Montanhês, conhecido pela variedade de chocolates que produz.

O clima europeu, aliado à bela paisagem, atraiu no final de semana cerca de 300 mil turistas à cidade, em eventos paralelos ao festival, que é considerado o maior e mais importante evento de música clássica da América Latina.

No domingo (10), o coral esteve presente à Sessão Solene pelo tricentenário de Pindamonhangaba, na ETE João Gomes de Araújo, que contou com a presença de centenas de autoridades e teve como orador oficial, o governador Geraldo Alckmin.

Inicialmente, o grupo foi acompanhado pela Banda Euterpe (a mais antiga do país, com 180 anos), formada por 32 músicos da região, e regida pelo maestro Marcos Roberto de Souza, na apresentação dos Hinos Nacional e de Pindamonhangaba.

Em seguida, o coral mostrou Yesterday (Lennon e McCartney), Tsena Tsena (do folclore israelita), Sem compromisso (Chico Buarque de Hollanda), Siyahamba (da África do Sul), Teus Cabelos (recolhida por Mário de Andrade), entre outras.

Para Maria Lúcia Dantas (73 anos), a apresentação foi uma surpresa emocionante na festa: “Não imaginava que pudesse ouvir uma música (‘A Ema Gemeu’) que era cantada pela minha mãe, que nasceu no Nordeste. Marcos Souza (36 anos), acha que a inclusão do hino de sua cidade no repertório, foi a melhor homenagem que os moradores da “Princesa do Norte” poderiam receber naquele dia.

Sobre o Grupo

Criado em 2002, o Coral da Secretaria Estadual da Educação vem ganhando projeção a cada ano, com dezenas de apresentações, sempre sob a regência do maestro César Cerasomma, com larga experiência na formação de coros amadores, principalmente dentro de empresas (Corais Fundap, Monte Líbano, Ipiranga Química, Alphaville, entre outros).

O grupo surgiu a partir de pesquisa elaborada pelo Programa Qualidade de Vida, que identificou o interesse dos funcionários pelo canto coral, motivando a sua criação. Seus integrantes, que atuam em diferentes setores da secretaria, participam ativamente dos ensaios e apresentações.

Com um repertório variado – da MPB ao folclore de diversos países – o grupo composto por 40 integrantes, mantém a filosofia de democratizar o conhecimento musical, integrando as pessoas através do canto.

Sobre as cidades

Principal vitrine do inverno paulista, Campos do Jordão é considerada a “Suiça brasileira”. Fica a 174 km da capital e a 1.700 metros de altitude.

Localizada na região central do Vale do Paraíba, Pindamonhangaba tem 140 mil habitantes e ativo parque industrial. Fica a 140 km da capital.

As viagens às cidades de Campos do Jordão e Pindamonhangaba foram feitas a convite das Prefeituras.