quinta-feira, 16/12/2004

Coral representa o nascimento de Jesus

Aos poucos o público vai se aglomerando. No horário do almoço, o movimento cresce na Praça da República e as pessoas fazem uma pausa para prestigiar a exibição dos alunos […]

Aos poucos o público vai se aglomerando. No horário do almoço, o movimento cresce na Praça da República e as pessoas fazem uma pausa para prestigiar a exibição dos alunos das escolas estaduais Armando Dias e Ijilma, de Várzea Paulista e Ferraz de Vasconcelos. De todos os lugares do estado, eles ainda se apresentam até o dia 22, sempre ao meio-dia, nas escadarias da Secretaria.

Com toucas de Papai Noel e vestidos com TNT – uma mistura de papel com tecido – vermelho e verde, os alunos das 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental da Diretoria de Ensino de Jundiaí, cantaram as músicas Natividade, Jesus no presépio, Oração de uma criança e Sou filho de Deus. O destaque ficou por conta da representação do nascimento de Jesus.

As crianças enceram um anjo, os pastores, os três reis magos e Maria e José colocando um boneco na manjedoura simbolizando o nascimento de Cristo. Durante o ano os alunos se apresentam na própria escola e nos shoppings da cidade. “A maioria é de crianças carentes, que vivem perto de favelas. Agora estão adquirindo auto-estima, as notas e comportamentos melhoraram desde que participam do coral”, disse a regente Lílian Zoezan Costa Fernandes.

Na segunda apresentação, os alunos do Ensino Médio de Suzano, sob a regência de Milton Souza Mello, arrancaram aplausos com as canções Natal Branco, Primeiro Natal, Aleluia de Haendel, Vinde Fiéis e Jesus Alegria dos homens. “Todo mundo deu o máximo de si. Nos esforçamos nos ensaios para que nada saísse errado”, disse o baixo tenor Anderson Augusto dos Santos.

Difundir a música de coral na comunidade escolar tem sido a proposta do regente Souza Mello. Ele informa que, neste ano, os estudantes foram premiados com a medalha vereador João Baptista Camilo Neto, pela Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos, ao conquistarem o primeiro lugar no Quarto Concurso de Corais Infanto Juvenil do Professorado Paulista, no início de setembro.

Eduardo Santos