Na E.E. Professor Demosthenes Marques, em São Paulo, os livros nem sempre ficam na Sala de Leitura da unidade. Num projeto em conjunto com professores e pais da comunidade, a leitura é incentivada no horário escolar e no tempo livre em casa, fora das escolas.
Chamado de “Coruja da Leitura”, a ideia é que alunos escolham um livro dentre as centenas disponíveis na Sala de Leitura e levem para casa, numa sacola. Pais e responsáveis devem produzir, junto aos alunos, um desenho livre sobre a obra para ser apresentado na sala de aula.
São vários os títulos de preferência entre os alunos. A obra “Como nasceram as estrelas – doze lendas brasileiras”, de Clarice Lispector, apresenta um novo aspecto da escritora, normalmente voltada à temas adultos, sobre lendas e folclores do pais. Outro livro de preferência dos alunos é o clássico “Trava-trela”, da escritora Ciça, que faz brincadeira com diversas palavras difíceis da língua portuguesa.
O projeto Coruja da Leitura é uma das ideias que envolve leitura na E.E. Professor Demosthenes Marques. No “Jovem Escritor”, os alunos são convidados a desenvolverem um livro, publicado no fim do ano. E o projeto “Alimento do Saber” chega a seu quinto ano envolvendo doações na comunidade, junto aos professores.
O Dia Nacional do Livro Infantil é uma homenagem a Monteiro Lobato, criador da Emília e de outros personagens marcantes da literatura brasileira.