sexta-feira, 30/08/2019
Creche Escola

Creche Escola entrega unidade na cidade de Coronel Macedo

Secretaria Estadual da Educação investiu R$ 1,5 milhão na construção; unidade deve beneficiar 130 alunos

O Governo do Estado de São Paulo entregou mais uma unidade do Programa Creche Escola, dessa vez na região de São Roque. O município de Coronel Macedo, foi realizada graças ao investimento de cerca de R$ 1,5 milhão do governo paulista, em parceria com a prefeitura local.

“O que temos que fazer é agradecer. Mas não apenas agradecer, também entender que os caminhos da Educação estão em boas mãos e irão atingir cada vez mais estudantes com a parceria entre municípios e estado que possibilitou essa creche na nossa cidade.”, pontua o prefeito de Coronel Machado, José Roberto Santinoni.

A Creche Olímpio Garcia Batista tem capacidade para atender 130 crianças de 0 a 5 anos. O prédio possui salas pedagógicas, berçários com fraldário e lactário, secretaria, refeitório, banheiros e área de serviço. A unidade também respeita todas as normas de segurança e de acessibilidade.

“É muito importante que as crianças tenham atendimento adequado, e isso se traduz em educação, para que as crianças desenvolvam suas habilidades mentais. São os primeiros dias os mais importantes na vida do indivíduo”, explica Leandro Damy, presidente da FDE.

Programa Creche Escola

Para a viabilização da obra, os municípios devem apresentar um terreno compatível com um dos três modelos de plantas oferecidos pela Secretaria da Educação, além da documentação requerida. A Pasta, por sua vez, efetua o repasse das verbas em sete parcelas, mediante a execução das obras e só após o laudo da vistoria, emitido pela FDE. A licitação e condução dos serviços podem ficar tanto a cargo da Prefeitura, quanto da FDE.

“Aqui foi investido mais de 1 milhão de reais, sendo um pouco do Governo e um pouco da prefeitura. Essa parceria é muito importante. Já entregamos 320 creches e temos mais de 200 para entregar nos próximos anos justamente por esse regime de colaboração. Sempre queremos mais e estamos trabalhando para isso”, coloca o secretário executivo Haroldo Rocha.

Com o projeto, o governo estadual espera expandir o atendimento de alunos dessa faixa etária, prioritariamente, em localidades com maior vulnerabilidade social. “Sempre, na Educação, escolhemos as áreas com maior vulnerabilidade e que precisam desse apoio. É nosso dever e nossa obrigação fazer isso”, diz o Secretário da Educação Rossieli Soares.

Desde a sua implantação, em 2011, foram entregues 369 unidades dentro do Programa Creche Escola e outras 249 estão em execução. Na região de Itararé, já foram entregues duas unidades e há uma obra em andamento com previsão de 130 novas vagas.