Tornar-se o próprio chefe, alcançar a independência financeira e até trabalhar em casa são algumas possibilidades que gerenciar o próprio negócio possibilitam. Pensando em viabilizar esta oportunidade, a Secretaria de Educação em conjunto com o Sebrae-Sp passa a oferecer oficinas de empreendedorismo em escolas da rede estadual de ensino.
O conteúdo é voltado para estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Quatro oficinas estão disponíveis, uma para cada faixa etária. As turmas serão formadas conforme o número de inscritos e acontecerão aos sábados no programa Escola da Família ou no contraturno do período regular.
No 6º ano, os alunos terão acesso a oficina “Eco Papelaria” para aprender a criar produtos com a reciclagem de papel. “Artesanato Sustentável” é o tema para o 7° ano. Já os estudantes do 8º ano serão apresentados ao “Empreendedorismo Social”. E aos alunos do 9º ano, serão ministradas aulas com o tema “Novas ideias, grandes negócios”.
“Essa ação visa preparar nossos alunos para o mundo do trabalho, uma das principais propostas da Secretaria da Educação do Estado”, afirma o secretário da Educação do Estado de São Paulo, professor Herman Voorwald.
Educadores do programa Escola da Família, professores-mediadores e docentes de escolas em tempo integral estarão responsáveis pelas aulas. Para isto, 1.467 profissionais do Estado elaboraram um plano pedagógico baseado nos conhecimento do curso do Sebrae “Jovens Empreendedores: Primeiros Passos”, que abordou sobre o funcionamento do mercado empresarial, ideias de negócios e o perfil do jovem empreendedor.
Saiba onde encontrar as oficinas
As oficinas estão disponíveis em unidades participantes do programa Escola da Família. E se você é jovem empreendedor e ficou interessado, descubra a escola estadual mais próxima para se inscrever. Consulte aqui as unidades participantes do Escola da Família.