Equipe Multidisciplinar de Apoio Especializado. Este é o nome do programa que a Oficina Pedagógica da Diretoria de Ensino de Araraquara criou para atuar nas escolas da região.
Voltado para os alunos portadores de necessidades especiais, o programa trabalha com uma metodologia de educação inclusiva, que garante o acesso e a permanência dos alunos na escola, num processo de ensino-aprendizagem que prioriza o conhecimento e a integração no meio social. Esse método pedagógico agrega conceitos de psicanálise, psicologia cognitiva e neurociência.
O programa atende alunos do Ensino Médio e Fundamental e é desenvolvido por uma equipe de especialistas voluntários, que se reúnem nas escolas nos Horários de Trabalhos Pedagógicos Coletivos (HTPC´s). O objetivo é formar um novo olhar sobre os portadores de necessidade especiais, além de capacitar professores e coordenadores na Oficina Pedagógica. A equipe de especialistas é formada por um supervisor de ensino, um psicólogo, uma fisioterapeuta, uma fonoaudióloga, duas psicopedagogas, uma pedagoga especialista em deficiência mental, duas em deficiência auditiva e uma em deficiência visual.
Atualmente, cinco turmas de professores estão sendo capacitadas pela equipe. A primeira é formada com Professores de Educação Básica II (PEB) em educação especial, a segunda com PEB II em educação especial e coordenadores do ciclo II. O terceiro grupo é formado por um professor de ciclo I e coordenadores, o quarto com professores de educação física do ensino fundamental e médio, e o último com coordenadores pedagógicos das escolas de ciclo II e do ensino médio.
A idéia surgiu após as inquietações resultantes do Fórum regional “Escola dos Nossos Sonhos”, realizado no primeiro semestre de 2003, mas foi oficialmente criada e desenvolvida em setembro passado, pela pedagoga especialista em deficiência mental, Wania Aparecida Bôer, com o apoio da dirigente regional de ensino, Sandra Maria Rossato. O programa faz parte do Projeto de Inclusão da Diretoria de Ensino de Araraquara.
As reuniões ocorrem todas as terças-feiras, das 14 às 18 horas, nas escolas e na Oficina Pedagógica da cidade. Os resultados do trabalho podem ser observados no dia-a-dia dos alunos nas escolas, na ponte entre a sala de Recursos e a sala Regular e na participação deles nos Festivais de Dança, Música e Teatro, promovido no mês de julho.
Osvaldo Nery Neto