Aproximar o currículo escolar do cotidiano dos alunos é o objetivo da Diretoria de Ensino de Barretos ao criar o projeto “Jogos Olímpicos 2004”. A intenção é promover nos alunos a integração de conhecimentos com a descoberta de aspectos culturais do Brasil e de outros países envolvidos na maior disputa esportiva do mundo.
O projeto, que teve início no mês passado, reuniu as turmas das 36 escolas da região, envolvendo cerca de 30 mil alunos, para o trabalho de pesquisa sobre os países, a evolução histórica das olimpíadas, e confecção de bandeiras e mapas.
As escolas terão o cantinho da informação para auxiliar no trabalho. Trata-se de um espaço que contém um mural com notícias sobre os jogos, revistas, jornais, material da internet, entre outros.
O projeto está integrando todas as disciplinas. O estudo dos mapas, costumes, cultura local, aspectos políticos, econômicos e sociais, além das informações sobre a cidade sede dos jogos e outros países serão enfatizados na disciplina de Geografia.
Os textos informativos, as diferenças de linguagens, a literatura dos países envolvidos nos Jogos Olímpicos, a origem das palavras, a criação de textos para cartazes, panfletos, material publicitário, tradução dos hinos e entrevistas com jogadores da região que já participaram dos jogos, ficarão por conta do professor de Língua Portuguesa. Não vai faltar a produção de um dicionário com palavras e expressões dos países participantes.
As disciplinas de Matemática e Física vão mostrar as diferenças entre as moedas, medidas dos estádios espalhados pelo mundo, símbolos, distâncias de uma cidade à outra. Os alunos também estão produzindo gráficos comparativos sobre o PIB e a renda per capita de cada País.
Nas disciplinas de Ciências, Biologia e Química, o grupo está aprendendo sobre alimentação, aspectos psicológicos dos jogadores, sexualidade, matéria-prima dos produtos industrializados, aditivos químicos, doping, funcionamento do corpo, entre outros.
O trabalho da Educação Física inclui pesquisa, trajeto da tocha olímpica, esportes coletivos, estudo das regras dos esportes, torneio interclasses e medalhas. A disciplina de Arte englobará a confecção de todo o material solicitado.
A avaliação será feita durante todo o projeto pedagógico que integra os conhecimentos interdisciplinares.
Luciane Salles