• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 26/06/2019
Notícia

Escolas de SP terão ações de combate às Drogas

Projeto é parceria da Seduc com a Secretaria da Justiça e Cidadania e Secretaria da Saúde

A Educação de São Paulo lançou nesta quarta-feira (26) o programa São Paulo contra as Drogas. A ação é uma parceria conjunta com a Secretaria de Justiça e Cidadania e a Secretaria de Saúde, que pensaram uma política para combater as drogas dentro do ambiente escolar.

O projeto terá uma ampla gama de atuação. O Centro Paula Souza divulgará cursos das Etec e Fatecs nas escolas e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) divulgará oportunidades de estágios como forma de mostrar ao jovem as possibilidades que ele tem após sair da escola. Além disso, atividades serão realizadas em sala, com o objetivo de mostrar histórias reais de jovens que saíram das drogas.

“Queremos falar com todos os adolescentes, porque a droga atinge todas as camadas sociais, todas as idades. É nossa obrigação ajudar e erradicar, matando o mal pela raiz, e essa raiz começa na sala de aula, na conscientização de nossos jovens”, explica Maria Elizabeti Gambini, subsecretária de acompanhamento de São Paulo.

Além da atuação conjunta com a Educação, o Centro de Integração da Cidadania (CIC) montará uma feira itinerante em escolas para mostrar os efeitos das drogas no ambiente escolar, familiar e pessoal na vida do indivíduo. Outro braço de atuação será a promoção de palestras em conjunto com o Centro de Reestruturação para a Vida (Cervil), organização sem fins lucrativos que atua no apoio aos familiares.

“O papel do Estado é dar aos jovens a possibilidade de escolhas, e queremos que eles façam boas escolhas. Que sejam proativos, tenham espírito empreendedor e comunitário. Este programa é de articulação entre secretarias, porque o problema é de todos”, pontua Paulo Dimas Mascareti, secretário da Justiça e Cidadania.

Evento de lançamento acontece na Capital

“O combate das drogas é um tema que afeta o cotidiano escolar e muda nosso fazer pedagógico. Por isso precisamos desse apoio conjunto”, pontua Elias de Oliveira, diretor da unidade. É lá que aconteceu o evento de lançamento do programa e onde um piloto será implementado nas próximas semanas.

Outras unidades da Diretoria de Ensino Norte II também receberão as palestras, oficinas e o currículo do programa, com foco para a atuação ativa do professor. Muitas vezes o estudante que está sentado na sala de aula tem um problema. É papel do professor ajudá-lo, porque pensar em drogas é pensar em não ter vida”, diz Rosana Guerreiro Andrade, dirigente regional de ensino Norte II

Dia 26 de junho é o Dia Mundial de Enfrentamento das Drogas. Atualmente, São Paulo conta com diversos programas de enfrentamento, como o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) , o Programa Recomeço e a Lei Antiálcool para Menores.