• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 19/11/2019
Lazer

Dia da Consciência Negra no Museu Afro Brasil

Programação é pensada para a importância da data

O dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, irá promover diversas atrações em celebração ao Mês da Consciência Negra e em homenagem aos 15 anos da instituição. A partir das 11 horas, o museu terá a abertura de uma série de exposições, como Castro Alves – 150 anos do poema O Navio Negreiro; As gravuras aquareladas de Rugendas; Ensaio sobre Bispo do Rosário, Rommulo Vieira Conceição e muitas outras obras de artistas brasileiros.

Também será aberta nesta quarta-feira, dia 20 de novembro, às 11h, no Museu Afro Brasil, a exposição “João Câmara – Trajetória e Obra de um Artista Brasileiro”. Com curadoria de Emanoel Araujo, a mostra apresenta um conjunto com cerca de 50 obras (entre pinturas e litografias) do artista paraibano radicado em Pernambuco e conhecido por refletir em sua obra as raízes da cultura nacional.

Os artistas estrangeiros estão representados através do trabalho de Alphonse Yémadjè e Euloge Glélé, ambos do Benim, que apresentam as individuais Alphonse Yémadjè – Símbolos dos Reis Ancestrais do Benim e Euloge Glélé – Esculturas dos Deuses Africanos do Benim.

No mesmo dia, paralelamente a abertura das exposições, acontece do lado externo do Museu Afro Brasil, às 11h, apresentação do bloco “Pega o lenço e vai”, de Mauá. O período da manhã do dia 20 reserva ainda o lançamento do livro “Fetiches – Diário de uma coleção de arte tribal”, de Christian-Jack Heymès.

Às 16h, no Auditório Ruth de Souza, o premiado MC, poeta e produtor paulista Rincon Sapiência, encerra a programação do dia com um bate-papo aberto ao público. No encontro, o artista falará sobre as influências musicais do oeste africano presentes no single “Meu Ritmo”, seu mais recente videoclipe. Participa do encontro a pesquisadora de danças e ritmos africanos, Kety Kim Farafina.

Ainda dá tempo de ver a expo Arte Nativa – África, América Latina, Ásia e Oceania – Coleção Christian Jack-Heymès, que reúne máscaras e esculturas dos quatro continentes visitados pelo colecionador francês radicado no Brasil, e Melvin Edwards – Fragmentos linchados, formada por seis esculturas em ferro deste que é considerado um dos mais importantes artistas estadunidenses de sua geração.

Serviço

Museu Afro Brasil 

Data: 20 de Novembro, às 11 horas
Local: Museu Afro Brasil
Endereço: Parque Ibirapuera, Portão 10
Entrada: Gratuita