• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 22/11/2019
Boas Práticas

Dia de artista: Diretoria de São Carlos promove Vernissage com obras de estudantes

Evento teve palestras, música e apresentação das obras de jovens com o intuito de conscientizar sobre violência contra a mulher

No universo das artes plásticas, a palavra “Vernissage” tem um significado muito mais especial do que sua tradução, que é “passar verniz”. Ela representa a primeira mostra das obras que um artista passou tempo produzindo, geralmente para amigos, artistas importantes no mercado ou jornalistas formadores de opinião. Jovens das diversas escolas da diretoria de ensino de São Carlos tiveram a oportunidade de ter essa experiência numa Vernissage promovida pela Educação.

As produções escolhidas foram fruto do Concurso de Desenho Lei Maria da Penha, promovido pela educação no último mês. O prédio da Defensoria Pública de São Carlos virou o lugar expositivo para as obras, que foram colocadas numa parede branca, imitando uma típica exposição plástica num museu. Foram selecionados vários desenhos das escolas da região, com os jovens e pais e responsáveis presentes.

“Queríamos fazer um evento bem especial com essa obra e compor uma semana de  várias ações sobre a violência contra a mulher e a importância da conscientização disso. A vernissage surgiu como conceito, até para mostrar aos estudantes como as obras plásticas que estão nos museus possuem cunho social e forte objetivo”, ponta Ana Paula Matsumoto, do Núcleo Pedagógico de São Carlos.

A vernissage faz parte da ação “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as    Mulheres”, que aconteceu na Defensoria Pública Local e é promovida pela ONU. O objetivo da semana é sensibilizar, e galvanizar o ativismo, compartilhando conhecimento e inovação para prevenir e eliminar a violência contra mulheres e meninas em todo o mundo.

“Reunir obras assim é importante para fazer nossos jovens refletirem sobre qual parte da sociedade que ali se faz presente, além de entender os nossos comportamentos e como eles podem ser mais humanos”, pontua a professora  Maria Alice P. Oliveira Macedo. Junto com a professora Kamilla Renata Teixeira, elas realizaram a palestra “Não se Cale” no evento de inauguração.

A vernissage também teve uma apresentação musical. A estudante Heloisa Ramos de Oliveira, finalista do Concurso de Vozes pela Igualdade deste ano, apresentou sua música “Ancestralidade” para todos os presentes. A jovem compôs e cantou a música e está concorrendo ao prêmio de melhor música do concurso.