• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 06/04/2016
Esportes

Dia Mundial da Atividade Física é celebrado nesta quarta-feira (6)

Jogos coletivos e individuais são sugestões de atividades para crianças e adolescentes

Nesta quarta-feira (6), as atividades físicas estarão em destaque na rede estadual paulista de ensino. Além das aulas regulares, os professores e diretores vão incentivar crianças e jovens a praticar exercícios físicos dentro e fora das escolas. A ideia é organizar partidas com jogos coletivos e individuais, seja futebol, vôlei, basquete e até xadrez. A ação faz parte do Dia do Mundial do Esporte, comemorado no dia 6 de abril.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Reconhecida pela ONU (Organizações das Nações Unidas), a data tem o objetivo de promover o papel do esporte como um instrumento universal para paz e a serviço da sociedade. Na rede estadual, o esporte faz parte da rotina de 3,7 milhões de estudantes dos ensinos Fundamental e Médio. Algumas unidades participantes do Programa Escola da Família também oferecem uma programação diversificada – e aberta a todas as idades – aos fins de semana. 

Para garantir a prática e conhecimento amplo das modalidades, a Educação mantém um currículo único com orientações sobre as táticas de esportes (coletivos e individuais) e até o estudo de manifestações culturais, como o folclore e o hip hop. O foco é mostrar aos alunos as vantagens do esporte, principalmente na promoção do bem-estar.

 

 

Futuros atletas

Além de incentivar a prática, as escolas estaduais também são uma espécie de “celeiro” de novos atletas. Na E.E. Professor Newton Espírito Santo Ayres, em Osasco, o esporte preferido é o basquete. Para isso, eles têm ajuda do ex-jogador Wilson de Oliveira. Das quadras dali já saíram revelações. No ano passado, dois ex-alunos carimbaram seus passaportes e foram contratados por equipes da Europa. Saiba mais aqui.

Já na capital, os alunos de 13 a 18 anos da E.E. Alexandre von Humboldt participam dos treinos de rugby, alguns já são federados. Na rotina de treinamento, são três encontros semanais, mais as atividades aos sábados. Para participar da equipe é preciso ainda manter um bom rendimento escolar. Saiba mais aqui.

*Atualizada em 07/04/2016 às 12h30