sexta-feira, 23/03/2018
Governo do Estado de São Paulo
EJA - Educação de Jovens e Adultos

#DicadeLeitura: professora escreve livro sobre como atingir objetivos pessoais

O “Manual da vitória da doméstica” é um livro autobiográfico e cheio de positivismo

Passar no vestibular é o sonho de muitas pessoas. Aqui mesmo no portal da Educação você já deve ter lido textos com exemplos de alunos que se superaram e alcançaram a universidade que sempre quiseram estudar. Mas, algumas histórias merecem destaque. Não por serem melhores do que as outras, mas porque fazem com que as pessoas a sigam como exemplo de superação. A História da antiga empregada doméstica que hoje é Mestre em Língua Portuguesa e escritora, após se formar pela Universidade de São Paulo, é uma delas.

Katia Giovana Lima, depois de passar por sucessivos desafios, dramas e decepções, encontrou o seu caminho numa percepção intuitiva pessoal e espiritual, a ponto de alcançar seu mais sublime sonho: ser aprovada no vestibular da USP. Ela tem uma biografia repleta de exemplos, desde o fato de ter sido empregada doméstica, às diferentes conquistas como chegar à USP, ser professora, passar em concurso público, tornar-se mestra, pesquisadora e escritora.

Katia é professora de Língua Portuguesa e Protagonismo Juvenil na E.E. Carlos Maximiliano Pereira dos Santos, e usa o período de suas aulas para nutrir os alunos com o conhecimento da disciplina curricular, mas também para motivar cada um a não somente perpetuarem seus estudos, como a aplicar e desenvolver seus conhecimentos para uso próprio e pelo bem da humanidade. E Katia tem motivos para querer uma sociedade mais justa e humana. Há anos, teve que provar para muita gente que era capaz de tudo o que almejava. “A minha irmã [também empregada doméstica] tinha uma patroa que sempre falava: ‘fala para a sua irmã desistir. Ela não vai entrar na USP. Vocês são pobres!’”, lembra Katia Giovana.

A amiga de Katia Giovana e microempreendedora da Intermediação de Negócios, Elci Conje, já utilizou a história da professora para dar palestras motivacionais. Para a amiga, Katia Giovana é forte por não se curvar diante das adversidades da vida. “Voltar aos estudos com 26 anos, batalhar para entrar na USP, que é referência, conseguir depois de boas tentativas, depois galgar um mestrado também na USP… então, é alguém que não se abate com as circunstâncias da sociedade”, afirma Elci.

Elci acrescenta que “as pessoas abaixo da classe C têm certas dificuldades para conquistar alguns acessos, e ela não se intimidava, não se sentia menor. Ela sempre falava: ‘se existe uma possibilidade para chegar a algum lugar, então por que não eu?’”, finaliza.

Sua história de superação está narrada no livro “Manual da vitória da doméstica – O caminho da superação para quem busca uma grande conquista”. Na obra, em formato de manual, o leitor encontra instruções, dicas e passo-a-passo com o objetivo de inspirar e mostrar na prática como é possível superar condições individuais e alcançar grandes conquistas.

Resumidamente, o “Manual da Vitória da Doméstica” ilustra a narrativa de uma secretária do lar, inicialmente estagnada no 5º ano do Ensino Fundamental, que deu uma virada até chegar à USP e, de lá, seguir para a conquista do seu mestrado e realizar muitos outros sonhos. Trata-se de um livro único e exclusivo, feito por uma brasileira para brasileiros, escrito com base na experiência pessoal. É o caminho da superação numa linguagem acessível e com um exemplo inspirador que faz deste livro um mapa leve, interessante, agradável e acessível.

Os interessados podem encontrar o livro no site da Amazon.