• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 19/08/2016
Sociedade

Documentário “Cumpra-se” aborda os quatro anos do Novo Código Florestal

Produzido pela Fundação SOS Mata Atlântica, curta está disponível no YouTube

Há quatro anos, instaurava-se no país o Novo Código Florestal, lei brasileira que dispõe sobre a proteção da vegetação nativa do maior patrimônio nacional: a Mata Atlântica. Desde a última quinta-feira (18), está disponível no Youtube o documentário “Cumpra-se: 4 Anos do Novo Código Florestal e o Cadastro Ambiental Rural”, que tem como pano de fundo as propriedades rurais de Caxias do Sul (RS).

Dirigido por André D’Elia e produzido pela Fundação SOS Mata Atlântica, o documentário pode ser conferido na íntegra aqui.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O documentário faz referência ao processo de implementação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) no município, um instrumento legal que auxilia no processo de regularização ambiental de propriedades e na recuperação de áreas degradadas. O curta reúne relatos de produtores rurais da cidade e discute a implementação parcial de dispositivos do Código Florestal.

Sustentabilidade na rede

Desde 2015, a equipe de Educação Básica da Secretaria e as 91 Diretorias de Ensino promovem a Campanha “Escola Sustentável parceira do Programa Nascentes”, iniciativa do Governo do Estado, que tem como intuito sensibilizar professores, alunos e comunidade escolar sobre a importância da preservação e restauração ecológica de nascentes e matas ciliares, por meio de conceitos trabalhados no Currículo Oficial do Estado

Os alunos da rede contam ainda com o programa Horta Educativa, presente nas escolas desde 2013, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade (Fussesp) e a Secretaria da Agricultura. O objetivo é ensinar conceitos de Educação Ambiental, Nutricional e Valorização do Meio Rural via Horticultura.