quarta-feira, 18/05/2022
Notícia

Febre Amarela será tema de trilha formativa do Programa Escola + Segura em Educação para Redução de Riscos e Desastres

Formação está na etapa de aprofundamento

Nesta quinta-feira (19), às 10 horas, profissionais da Educação podem acompanhar, ao vivo, a trilha formativa “Arboviroses: Sistema de Informação em Saúde Silvestre (SISS-Geo)”, pelo canal Desenvolvimento Profissional 1 do Centro de Mídias SP (CMSP).

Com a participação de Helia Piedade, médica veterinária e gestora ambiental, vinculada ao Departamento de Fauna da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo; e Marcia Chame, bióloga, doutora em Zoologia, pesquisadora da Fiocruz e coordenadora da Plataforma SISS-Geo, a trilha faz parte do Programa Escola + Segura em Educação para Redução de Riscos e Desastres da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP).

O objetivo desta trilha é apresentar o histórico da ocorrência de febre amarela, doença causada por vírus transmitida por mosquito, e a coexistência humano-fauna, além de apresentar algumas ações para minimizar o risco de arboviroses e divulgar o SISS-Geo, como instrumento participativo.

“Começamos este trabalho no ano passado, já ministramos oito trilhas formativas introdutórias e agora é o aprofundamento. É importante que todos os profissionais e estudantes participem para ampliar seu repertório e levar as informações para a comunidade escolar, a fim de pensar ações coletivas para evitar e reduzir riscos e desastres”, explica Andréia Cardoso, da Equipe Curricular de Geografia/COPED e integrante do Grupo de Trabalho ERRD da Seduc-SP.

A mesma trilha será ministrada para estudantes, no dia 24 de maio, às 12 horas, dentro da Programação Especial do CMSP, nos canais dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

As trilhas ficaram disponíveis no repositório do CMSP.