• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 13/06/2012
Últimas Notícias

Educação promove concurso de desenho e realiza intercâmbio cultural com o Japão

Ação é destinada aos alunos do Ensino Fundamental. Trabalhos escolhidos participarão de exposiçãoem Toyama, província japonesa. Estreitar o contato entre as culturas japonesa e brasileira é o objetivo do Festival […]

Ação é destinada aos alunos do Ensino Fundamental. Trabalhos escolhidos participarão de exposiçãoem Toyama, província japonesa.

Estreitar o contato entre as culturas japonesa e brasileira é o objetivo do Festival de Arte e Cultura da Província de Toyama, que chega a sua sexta edição. Destinado a alunos do Ensino Fundamental (ciclos I e II) das escolas da rede pública estadual com idades até 15 anos, a ação consiste no desenvolvimento de um desenho com base no tema ”Mottainai”, expressão japonesa que denota uma atitude de não desperdiçar nenhum tipo de produto e recurso natural e sua aplicação no dia a dia.

Os projetos deverão ser produzidos em papel canson ou cartolina, sem margem e sem moldura e medindo 40 cm x 55 cm (retangular). A pintura deve ser feita apenas com lápis de cor ou guache ou aquarela ou pastel ou nanquim ou crayon ou cera. No verso da obra, deverá ser colada uma etiqueta com informações digitadas ou em letras de forma legíveis. Poderão ser inscritos apenas um desenho por aluno e a criação deverá ser inédita. Confira aqui todas as especificações no regulamento

As escolas do estado de São Paulo que aderiram ao Festival deverão escolher dois trabalhos – um do ciclo I e outro do ciclo II – por meio de uma banca avaliadora composta por três professores e enviá-los até 22 de junho à Diretoria de Ensino que deverá encaminhará os selecionados à Comissão Julgadora Estadual da Secretaria de Educação até 29/6.

Os selecionados serão enviados à Associação Artística e Cultural da Província de Toyama, no Japão, para exposição em setembro de 2012.  A divulgação dos escolhidos será feita por meio do site da Centro de Referência Mario Covas, a partir de 10/07/2012.

Este ano, a novidade do festival é a realização da I Mostra Internacional de Cultura e Arte 2012, aqui no Brasil, em novembro, com a exibição de 20 trabalhos de crianças japonesas com idade até 15 anos feitos com base no tema “O Brasil que eu conheci”.