segunda-feira, 27/10/2014
Escola de Tempo Integral

Alunos dos Anos Iniciais do Fundamental terão novo ensino integral em 2015

Modelo inédito para estudantes do 1º ao 5º ano será implantado em 17 escolas da capital e interior

No próximo ano letivo, a Educação vai levar um modelo de ensino integral inédito no País para 17 escolas da rede que atendem crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. As unidades se somam às 437 em funcionamento integral e oferecem jornada estendida de até nove horas e meia a alunos dos Anos Finais e Ensino Médio. Hoje, mais de 112 mil estudantes são atendidos na capital e interior paulista.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A nova proposta pedagógica, elaborada pela Coordenadoria da Gestão da Educação Básica (CGEB), tem como principal meta o aprendizado focado no estímulo e controle emocional. Além das aulas que fazem parte da base nacional comum, serão introduzidas disciplinas como Linguagens Artísticas, Práticas Laboratoriais, Cultura do Movimento e Língua Estrangeira Moderna (inglês). O objetivo é dar início ao conceito de protagonismo juvenil. Nesta primeira fase, sete municípios receberão o modelo.

Para atender a faixa etária entre 6 e 11 anos, os espaços físicos das escolas também serão remodelados. O objetivo é que refeitório, brinquedoteca e parque sejam também ambientes de conhecimento. Outro ponto de destaque é a participação efetiva dos pais nas decisões da escola. Eles farão parte de uma assembléia com encontros semanais.

Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a jornada diária será de oito horas e meia e os professores cumprirão o regime de dedicação exclusiva e terão direito à gratificação de até 75%. A previsão é que o número de educadores em cada unidade aumente 40% em relação a uma escola regular. Quanto aos alunos, a projeção de demanda é de 5 mil já no próximo ano.

Inscrições

Estão abertas as inscrições para os professores interessados em atuar no novo modelo do Programa Ensino Integral, que será oferecido, a partir de 2015, em 17 unidades que atendem alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O cadastro, que deve ser feito pela internet, segue até dia 2 de novembro.

– Clique aqui e inscreva-se

Para efetuar a inscrição, o docente deve cadastrar seu currículo no sistema de credenciamento do programa. Caso ainda não tenha cadastro no sistema, o professor deverá criar um login e senha. Após essa etapa, o educador poderá acessar as informações específicas do novo modelo do Programa Ensino Integral dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Saiba mais.