O exame é direcionado aos estudantes dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental e das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio
Entre amanhã (21/08) e sexta-feira (24/08) cerca de 2 milhões de estudantes dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental e das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio regular da rede estadual terão seus conhecimentos mensurados na Avaliação da Aprendizagem em Processo, organizada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
Em sua terceira edição, o procedimento pedagógico tem o objetivo de diagnosticar eventuais dificuldades de aprendizado e agir pontualmente para resolvê-las. Em todo Estado, 4.178 escolas da rede devem participar da iniciativa, que também serve de subsídio às equipes gestoras e aos docentes das unidades escolares para a elaboração do planejamento pedagógico.
“A avaliação é um instrumento que possibilita aos professores da rede estadual uma análise mais precisa do nível de aprendizado dos alunos em relação ao currículo. Por meio dela, os docentes terão acesso a informações detalhadas que servirão de base para ações efetivas na recuperação dos estudantes que apresentarem defasagem”, afirma o secretário da Educação do Estado de São Paulo, professor Herman Voorwald.
Serão avaliados conhecimentos em língua portuguesa e matemática. A prova de língua portuguesa terá o mesmo formato para todos, com 15 questões de múltipla escolha. Haverá ainda uma proposta de redação a todas as turmas.
Já a avaliação de matemática será composta de 13 questões, sendo 7 de múltipla escolha para os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, 14 questões, 8 delas de múltipla escolha, para os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental e da 1ª série do Ensino Médio, e 14 questões, sendo 10 de múltipla escolha para estudantes da 2ª série do Ensino Médio.
A aplicação será feita pelo professor da própria disciplina, no horário regular das aulas e em dias diferentes para língua portuguesa e matemática. Para os alunos com deficiência visual foram impressas cerca de 4.000 provas em Braille ou com caracteres ampliados.
“A finalidade da Avaliação da Aprendizagem em Processo não é aferir nota pelo desempenho do aluno e sim identificar suas dificuldades com o objetivo de saná-las”, pontua Leila Mallio, coordenadora de Gestão da Educação Básica da Secretaria da Educação. Para isso, os professores receberam, como material de apoio, o manual “Comentários e Recomendações Pedagógicas”, que os auxiliará no diagnóstico dos estudantes, para sugerir intervenções de acordo com a defasagem apresentada.