quarta-feira, 01/07/2009

Educação da Baixada Santista deve receber cerca de R$ 16 mi do Estado

Nesta terça-feira (30/6) Paulo Renato esteve Santos a fim de firmar convênios com prefeituras O secretário de Estado da Educação Paulo Renato Souza esteve em Santos, nesta terça-feira (30/6), onde […]

O secretário de Estado da Educação Paulo Renato Souza esteve em Santos, nesta terça-feira (30/6), onde se encontrou com prefeitos e representantes de nove cidades da região. Lá, o secretário confirmou a liberação de R$ 16 milhões para a assinatura de convênios para construção e ampliação de escolas da região por meio do Programa de Ação Cooperativa Estado-Município para Construções Escolares, no qual será investido um montante de cerca de R$ 60 milhões em convênios com 80 municípios paulistas.

Somente na Baixada Santista, com a assinatura de convênios, será possível a construção de sete novas escolas e ampliação de outras duas (confira relação abaixo). O valor destinado pela Secretaria giraria em torno de R$16 milhões. Além deste montante, a Secretaria também investe R$ 7,4 milhões na região em reformas de escolas já existentes.

Pela parceria, fica estabelecido que o Estado repassa os recursos e as prefeituras executam a obra. As verbas serão encaminhadas de acordo com a execução do serviço. O secretário também ofereceu às prefeituras uma série de facilidades para agilizar o convênio, como a disponibilização de projetos arquitetônicos e consultorias técnicas por parte da FDE (Fundação para Desenvolvimento da Educação).

“A gestão compartilhada com os municípios traz benefícios para as duas partes. É uma política que a Secretaria quer ampliar ainda mais”, enfatizou Paulo Renato. “Não só em construções, mas também em programas como o Ler e Escrever e Cultura é Currículo que trazem informação e cultura aos nossos alunos”.

Cidade Obra Nº Salas Valor (em R$)
Bertioga 02 14 4,2 mi
Guarujá 01 12 2,4 mi
Peruíbe 01 06 1,8 mi