segunda-feira, 16/10/2023

Educação de SP debate rumos do Ensino Médio com estados do Sul e Sudeste

Novos itinerários formativos, incluindo o de Ensino Médio Técnico, serão pauta no Cosud, evento que reúne lideranças do setor público de sete estados na capital entre 19 e 21 de […]

Novos itinerários formativos, incluindo o de Ensino Médio Técnico, serão pauta no Cosud, evento que reúne lideranças do setor público de sete estados na capital entre 19 e 21 de outubro

Os principais temas da Educação deste ano, o Ensino Médio e o Ensino Médio Técnico, estarão no centro do debate da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc -SP) durante o Consórcio de Integração do Sul e Sudeste (Cosud-2023). O secretário titular da pasta, Renato Feder, participa da 9ª edição do evento, promovido pelo governo do Estado de São Paulo,  que acontece de 19 a 21 de outubro na capital paulista. Juntos, os estados do Cosud têm 59,7% dos estudantes da rede pública do Brasil. São 17,2 milhões de alunos matriculados nas 59.506 escolas estaduais e municipais de 2.859 cidades.

O Cosud reunirá governadores, vice-governadores, secretários e gestores públicos para apresentar e compartilhar experiências de 20 conteúdos temáticos, entre eles Educação, Segurança Pública, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo e Esportes.

De acordo com Feder, as apresentações de São Paulo no Cosud vão estar focadas na expansão do Ensino Médio Técnico para 2024. A modalidade será oferecida de duas formas: diretamente pela Seduc e por meio de parcerias.

No modelo de oferta direta, a Seduc-SP fará a contratação dos professores por meio de processo seletivo. Para o próximo ano, serão 1.200 unidades da rede estadual do Ensino Médio Técnico, um aumento de mais de 400 escolas na modalidade. No modelo de parcerias, serão 130 turmas novas com o Centro Paula Souza, além de aulas oferecidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Nacional (Senai).

Novo Ensino Médio para 2024

O Estado de São Paulo foi pioneiro em estabelecer um novo formato de Ensino Médio que vai atender 435 mil estudantes da rede estadual. Para o ano que vem, os alunos puderam optar por um de três itinerários formativos, em contrapartida aos 12 existentes até este ano. A iniciativa é uma resposta da Seduc-SP a uma demanda de professores e estudantes.

“Com uma escuta muito ativa à rede, fizemos a mudança, que será implementada a partir do ano que vem. Estamos certos que o protagonismo paulista pode alcançar bons resultados e servir de exemplo para todo o país”, disse Feder.

As apresentações da Seduc-SP acontecem na quinta (19), das 15h30 às 18h, na Sala São Paulo, região central, e na sexta-feira (20), das 10h às 18h, no Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi, zona sul de São Paulo.

Desafios

Na 8ª edição do Cosud, realizada no início do ano em Belo Horizonte (MG), foram elencados quatro desafios principais para a Educação na região: acesso e permanência dos estudantes em um contexto pós pandemia; diferentes capacidades de gestão, técnica e financeiras dos municípios para a implementação de políticas e consequente necessidade de apoio dos estados; processos de compra e de contratação dos mesmos itens e serviços; necessidade de aprimoramento nos sistemas de informações gerenciais e melhoria no cadastro dos estudantes e novas obrigatoriedades do Censo Escolar.

“A troca de experiências, com o conhecimento de realidades e iniciativas para a otimização de processos, é um dos destaques do Cosud para que possamos atender da melhor forma toda a comunidade escolar, que vai além de estudantes, professores e colaboradores. A Educação envolve diretamente toda a sociedade”, disse Feder.