• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 17/02/2022
Notícia

Educação de SP promove encontros presenciais de formação sobre Língua Inglesa, Tecnologia e Projeto de Convivência para os anos iniciais

Programação realizada pela EFAPE procura qualificar os servidores dos Núcleos Pedagógicos e da Supervisão de Ensino das Diretorias de Ensino

A partir deste ano, estudantes dos anos iniciais (1º ao 5º ano) de ensino fundamental terão três novas disciplinas: Língua Inglesa, Tecnologia e Projeto de Convivência. E para apoiar os professores nesta a Secretaria da Educação do Estado (Seduc-SP), por meio da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo (Efape), realiza nos dias 16 e 17 formações para servidores.

Os encontros presenciais são voltados para professores dos Núcleos Pedagógicos e da Supervisão de Ensino das Diretorias de Ensino (DEs), que por sua vez replicaram os ensinos em suas regiões. A ênfase das formações são: línguas estrangeiras, introdução à tecnologia e a construção de um projeto de convivência para os alunos de primeiro ao quinto ano do ensino fundamental.

As novas disciplinas fazem parte do programa Inova Educação que busca trazer inovações para que as atividades educativas sejam mais alinhadas às vocações, desejos e realidades de cada um dos estudantes. “O desenvolvimento intelectual, emocional, social e cultural dos alunos é muito importante para fortalecer as ações dos professores e criar novos vínculos com os alunos”, explica a Coordenadora da EFAPE e Centro de Mídias SP, Bruna Waitman.

Continuação

Amanhã (17) a formação continua e recebe visitas importantes. As autoras do material didático da coleção Brick by Brick, produzida pela editora FTD, voltando para os estudantes do 1º ao 3 º ano, e da coleção Hello Kids, produzido pela editora Ática, voltado para alunos do 4º a 5º ano.

Estão programados 10 encontros – um por mês – até dezembro, cada um com duração aproximada de 12 horas. A proposta objetiva ampliar a compreensão dos componentes e demais adaptações necessárias.

A capacitação será contínua, principalmente com a oferta de formações online, via Centro de Mídias São Paulo (CMSP), nas modalidades Percursos Híbridos (com destaque para o Currículo em Ação e os Nivelamentos para gestores, formadores e escolas) e ao vivo, com lives a respeito de preparação para os encontros presenciais, plantão de dúvidas e seminários especiais para disseminação de boas práticas, além dos cursos do Currículo em Ação, via Ambiente Virtual de Aprendizagem (Ava)/Efape.