A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) entregou na quarta-feira (3) a revitalização da Escola Estadual Wallace Cockrane Simonsen, em São Bernardo do Campo. O investimento foi de cerca de R$ 4 milhões.
O Estado foi representado na entrega por Jean Pierre Neto, presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), órgão responsável pelas obras na rede estadual, e pela dirigente regional de ensino de São Bernardo do Campo, professora Vanderlete Correra.
A escola recebeu obras de acessibilidade, combate a incêndio, Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), além de reforma geral. As intervenções beneficiam 866 estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio matriculados na unidade escolar.
A dirigente regional de ensino, professora Vanderlete, contou que a escola é tradicional no bairro e que havia necessidade da revitalização para adaptar e modernizar sua estrutura. Ela destacou, também, os benefícios das obras da cozinha e do refeitório, banheiros novos, troca do telhado e acessibilidade da escola. E conta que a reforma do ginásio deixou os alunos empolgados. “Escola com cheiro de nova motiva o estudante a querer estar presente e promove a sensação de pertencimento”, afirma.
Para Jean Pierre Neto, o investimento na revitalização de escolas é demonstração de carinho e respeito pelos professores, estudantes e seus familiares. “Cuidamos para que cada parte dessa escola fosse reformada pensando em melhor acolher e proporcionar bem-estar aos alunos”, diz. E reforça: “Nossa equipe está alinhada com o propósito da atual gestão do Governo do Estado de São Paulo de entregar cada vez mais escolas e creches para o desenvolvimento da educação das nossas crianças e adolescentes. Desde o começo do ano passado, já concluímos mais de 50 obras na região do ABC e temos previsão de outras 500 entregas no estado ainda no primeiro semestre”.
Obras na Região do Grande ABC
Desde janeiro de 2023, já foram concluídas 52 obras em escolas estaduais localizadas nos municípios que compõem o ABC: nove delas em Santo André, 21 em São Bernardo do Campo, duas em São Caetano do Sul, seis em Diadema, dez em Mauá, três em Ribeirão Pires e uma em Rio Grande da Serra, com investimento superior a R$ 64 milhões.