Está previsto para novembro o maior concurso da história do magistério paulista realizado pela Secretaria da Educação do Estado. Serão selecionados 59 mil professores para as mais de 5 mil escolas estaduais de São Paulo. Os interessados já podem se preparar para o processo seletivo e, por isso, a Pasta disponibiliza as referências bibliográficas que devem ser consultadas para a prova.
O material consultivo está disponível no Portal da Educação (www.educacao.sp.gov.br) e serve de base para os novos professores que pretendem atuar na rede estadual de ensino. Cada disciplina, como língua portuguesa, matemática, história e geografia, exige conhecimentos e habilidades diferentes e, por isso, a bibliografia indicada é específica para cada área. Além de livros pedagógicos, também são indicadas publicações institucionais focadas no currículo pedagógico do Estado de São Paulo. É recomendável o estudo de todo conteúdo.
O edital para o concurso ainda será publicado e as vagas serão disponibilizadas regionalmente. Para o início do próximo ano letivo, já está previsto o ingresso de 20 mil novos professores.
Após serem selecionados, os servidores passarão por formação específica, na Escola de Formação e Aperfeiçoamento do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” (EFAP), simultaneamente ao estágio probatório. Antes, estas fases aconteciam em períodos distintos. A formação é uma etapa importante para o ingresso dos novos docentes. Por meio dela, os professores conhecem o currículo adotado pelo Estado, as metodologias de trabalho da rede pública paulista e a rotina pedagógica.
“O maior concurso da história consolida o nosso investimento permanente na valorização do professor, uma das prioridades. A ampliação do quadro acontece de forma simultânea a outras conquistas que traçamos em parceria com a rede. Ampliamos o salário em julho, estendemos o alcance da promoção pelo mérito e agora caminhamos para materializar o primeiro plano de carreira do servidor da educação”, afirma o secretário da Educação Herman Voorwald.
Desde janeiro de 2011, já foram nomeados mais de 34 mil docentes, o que totaliza 93 mil professores apenas nesta gestão.
Confira alguns livros que fazem parte da bibliografia indicada para professores de Português, Matemática, Biologia, Química, Física, História e Geografia e não esqueça de consultar o material completo no Portal da Educação:
Disciplinas |
Referências Bibliográficas |
Língua Portuguesa: |
1. BAGNO, Marcos. Gramática pedagógica do português brasileiro. São Paulo: Parábola, 2011. 2. BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012. 3. BASSO, Renato; ILARI, Rodolfo. O português da gente. São Paulo: Contexto, 2006.
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Matemática: |
1. BICUDO, Maria Aparecida Viggiani (Org.). Educação Matemática. 2. ed., São Paulo: Centauro, 2005. 2. BOYER, Carl B. História da matemática. 3. ed., São Paulo: Edgard Blucher, 2010. 3. D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. 13. ed., Campinas, SP: Papirus, 2006. |
Biologia: |
1. CAMPBELL, Neil. et al. Biologia. 8. ed., Porto Alegre: Artmed, 2010. Unidades III, V e VIII. 2. CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 5. ed., São Paulo: Cortez, 2011. Cap. 1, 3 e 5. 3. EL-HANI, Charbel Nino & MEYER, Diogo. 2010. Evolução, o sentido da Biologia. São Paulo: Editora da Unesp, 2005. |
Química: |
1. CANTO, Eduardo Leite do. Minerais, minérios, metais: de onde vêm? para onde vão? 2. ed., São Paulo: Moderna, 2010. 2. CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 5. ed., Ijuí: Unijuí, 2011. 3. GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO QUÍMICA. Interações e Transformações: química para o Ensino Médio. São Paulo: EDUSP, 1995/2007. Livros I, II. Guia do professor, Livro do aluno. |
Física: |
1. BERMANN, Célio. Energia no Brasil: para quê? Para quem? Crise e alternativas para um país sustentável. 2. ed., São Paulo: Livraria da Física, 2003. 2. CARVALHO, Anna Maria P.; RICARDO, Elio Carlos; SASSERON, Lucia Helena; ABIB, Maria Lucia V. S.; PIETROCOLA, Maurício. Ensino de Física. 1. ed., São Paulo: Cengage Learning, 2011. 3. DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 3. ed., São Paulo: Cortez, 2009. |
Geografia: |
1. AB’SÁBER, Aziz Nacib. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. 7. ed. São Paulo: Ateliê, 2012. 2. CARLOS, Ana Fani Alessandri; OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino (Orgs.). Geografias de São Paulo: representações e crise da metrópole. Vol 1. São Paulo: Contexto, 2004. 3. CASTELLS, Manuel. A Galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. |
História: |
1. AZEVEDO, Cecília e RAMINELLI, Ronaldo. História das Américas: novas perspectivas. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2011. 2. BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2005. 3. BURKE, Peter. Variedades de História Cultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006. |