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sexta-feira, 27/02/2015
Sociedade

Nova jornada para professores mediadores de conflitos tem início na rede

Atuação dos profissionais tem como objetivo apoiar alunos e a comunidade

No início de 2015, a Educação iniciou uma nova temporada de atividades dos professores formados pelo Sistema de Proteção Escolar (SPEC) com técnicas de justiça restaurativa e mediação de conflito. Além de atuarem para melhorar o ambiente escolar e a vida dos alunos, os professores mediadores, como são chamados, são capacitados para criar ações preventivas e ainda aproximar estudantes, comunidade e unidade de ensino em campanhas contra o racismo, bullying e outras formas de discriminação.

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Somente no começo deste ano, são 2,7 mil profissionais em atividade, número 133% maior do que o registrado em 2010, quando o projeto começou. Nas escolas, os profissionais são responsáveis por elaborarem jogos e criarem dinâmicas, sempre abordando a temática dos jovens, crianças e adultos. As capacitações e treinamentos são oferecidos ao longo do ano e novos profissionais são incluídos ao grupo destes docentes.

“Pioneiro no País, o programa de professores mediadores possibilita que a escola acompanhe ainda mais de perto as demandas dos nossos alunos. A participação ativa do professor na vida do jovem provoca maior mobilização em projetos e uma comunidade escolar ainda mais participativa, o que é decisivo para aprimorar o ensino”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

Foco na saúde psicológica

Em 2014, a Educação, em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), ofereceu aos mediadores um curso para detectar sinais de depressão, déficit de atenção, transtorno bipolar e outras manifestações psíquicas nos alunos. O objetivo é que os educadores saibam como abordar os estudantes e ofereçam ajuda.

Nesta primeira etapa do projeto “Cuca Legal” participaram 318 professores da capital paulista, Ribeirão Preto, Santos, Sorocaba e Taboão da Serra. Durante as aulas do curso foram oferecidas estratégias de promoção à saúde mental e prevenção de transtornos na escola, com uma abordagem interativa que contempla educadores e alunos.