• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 12/12/2014
Boas Práticas

Confira seis brincadeiras criativas para alunos realizarem nas férias

Vídeos da série Faça Você Mesmo poderão ser assistidos em casa e realizados com material reciclável

A partir da próxima semana, os quatro milhões de alunos da rede estadual paulista entram em férias do ano letivo. A Educação selecionou seis brincadeiras fáceis e criativas, que as escolas poderão realizar com os alunos durante os últimos dias de aulas. As atividades podem ser repetidas nas férias com material reciclável. O objetivo é divertir os alunos durante o período de descanso, além de aprimorar o aprendizado.

Para facilitar o acesso a estas opções de diversão educativa, existe uma página na internet com tutoriais. Por meio do Canal da Educação no Youtube, as “aulas” virtuais poderão ser acessadas de qualquer computador pelos estudantes. Até quem não é aluno da rede estadual poderá conferir o conteúdo. Além disso, os materiais pedagógicos disponibilizados para os professores também reservam espaço para as brincadeiras que auxiliam no aprendizado.

– Acesse aqui os vídeos da série Faça Você Mesmo

Os estudantes também poderão aproveitar as férias participando do curso Programaê. Plataforma online em parceria com a Fundação Leman, o curso oferece ao participante uma série de jogos que ensinam a linguagem dos computadores e também a criação de jogos virtuais. As aulas duram de 20 minutos a uma hora. O participante poderá fazer sua matrícula por meio do site da Escola Virtual de Programas Educacionais (Evesp).

Materiais para as brincadeiras

Garrafa pet, bolinhas de gude, jornal, fita adesiva, barbante e cola. Se necessário, o uso de tesoura sempre deve ser feito com a supervisão dos pais ou responsável.

Passo a passo

1. Transformar garrafa pet em brinquedo

A professora Lúcia Pantaleonni ensinou a construir a engenhoca conhecida como Pega Bola, com duas garrafas pet, tesoura, jornal, caneta e fita adesiva. Veja aqui.

2. Fantoche de saci

A professora Vanessa Azevedo ensina em apenas 3 minutos a fazer um divertido fantoche usando materiais fáceis de encontrar em casa. Veja aqui.

3. Brinquedo Passa Bolinha

A professora Vanessa Azevedo também ensinou que com duas garrafas pet, bolinhas de gude, fita adesiva e tesoura é possível construir o passa bolinha.Veja aqui.

4. O brinquedo “Vai-e-Vem”

A professora Ana Paula Puga ensinou que com barbante, duas garrafas pet e fita adesiva é possível confeccionar um passatempo conhecido como “Vai e Vem”. Veja aqui.

5. Passo-a-passo de como fazer um Bilboquê

A professora Ana Paula Puga também ensinou a fazer o Bilboquê, um jogo onde é preciso acertar a bolinha dentro do funil, que é ligado à bola por uma corda. Veja aqui.

6. Peteca com sacola plástica

A professora Lúcia Pantaleonni ajuda a criar uma peteca, que além de poder ser levada à praia ou ao parque, estimula a mira e a força. Veja aqui.