• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 27/11/2013
Escola de Tempo Integral

Educação reúne vídeos feitos pelos alunos de projetos expostos na Feira de Ciências

É possível conferir o material produzido pelos alunos do novo modelo no canal da Educação no Youtube

O ano de 2013 foi especial para os alunos do novo modelo de Ensino Integral. Os estudantes mergulharam no universo acadêmico e desenvolveram projetos científicos para a I Feira de Ciências do Ensino Integral. Na ocasião, foram apresentadas 151 iniciativas. Para que você conheça melhor cada projeto, o Portal da Educação reuniu vídeos dos trabalhos expostos na Feira, produzidos pelos alunos.

É possível encontrar, em nosso canal no Youtube, o material produzido pelos alunos das escolas de tempo integral. Projetos como de uma mochila massageadora, decomposição de cabelos e pelos em diferentes substratos e phs, desenvolvimento de sistema de simulação de levitação magnética e fertilizante de água de arroz ganharam destaque no nosso canal.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Na próxima semana, confira outros projetos científicos desenvolvidos pelos alunos, aqui no Portal da Educação. E se você também tem uma iniciativa para mostrar, mande sua sugestão para a página da Secretaria da Educação no Facebook ou para o email portal@edunet.sp.gov.br. Seu vídeo aparecerá no nosso canal no Youtube, na lista Você na Educação.

Feira de Ciências

A I Feira de Ciências do Ensino Integral foi dividida por categorias como saúde, meio ambiente, energia e novas tecnologias, humanas, engenharia de materiais e exatas e química. No total, 24 trabalhos foram premiados e, destes, 18 participarão da Mostra Paulista (MOP), três terão o trabalho publicado na Revista InCiência, dois estarão presentes na Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (FEBRAC), que acontece na Universidade de São Paulo (USP) em 2014, outros dois participarão da Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (Mostratec), no Rio Grande do Sul e o grupo vencedor irá para Nova Iorque representar o Brasil em uma feira de pré-iniciação científica. Conheça o projeto vencedor aqui.

Novo Modelo de Escola de Tempo Integral

As escolas com o novo modelo de tempo integral estão em ampliação no Estado. Hoje são 69 unidades, com 20 mil alunos, e no próximo ano serão 178, com 53 mil estudantes. Além das disciplinas obrigatórias, nestas unidades os alunos contam com disciplinas eletivas e a jornada é de oito horas e meia no Ensino Fundamental e de nove horas e meia no Ensino Médio, incluindo três refeições diárias. A estrutura conta com salas temáticas de português, história, arte e geografia, além de salas de leitura e informática. Os professores que atuam nestas unidades recebem gratificação salarial de 75% por trabalharem em regime de dedicação exclusiva.