Fundação para o Desenvolvimento da Educação ganha presente de alunos, coordenados pela vencedora do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10 em 2007
A Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), ligada à Secretaria de Estado da Educação, está de endereço novo, na avenida São Luís, na região central da capital. Além dos novos locais de trabalho, os funcionários do órgão tiveram uma novidade nesta semana: um exposição de painéis agora colore o prédio.
Alunos da escolas estadual Professora Ludovina Peixoto, da Diretoria de Ensino Centro-Oeste, pintaram obras para montagem do painel, sob o comando de Paula Modenesi Ribeiro, professora que recebeu o Prêmio Victor Civita Educador Nota 10 em 2007.
O trabalho teve como foco quatro pilares da Educação: aprender a ser, aprender a conviver, aprender a fazer e aprender a aprender. Esses pilares são recomendados pela Unesco para a educação do século 21.
O processo durou dois meses e começou com um convite aos alunos da escola. A professora conta que começou perguntando quais as funções da escola, o que deveria ser ensinado e o que é preciso aprender.
“Eles passaram a entender que a escola é muito mais do que aprender a ler e a escrever, que vão à escola para outras coisas”, afirma a professora. “Assim, foi um projeto pedagógico, porque as crianças tiveram que pensar a respeito da função da escola”.
Promovendo o desenvolvimento da educação e cidadania, os painéis simbolizam os trabalhos desenvolvidos pela FDE em busca da excelência na Educação de Qualidade.