• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 01/12/2005
Últimas Notícias

Educadores da Bahia conhecem a política educacional de São Paulo

Educadores do Estado da Bahia participaram na manhã desta quinta-feira, do primeiro dia de intercâmbio em São Paulo. A parceria entre os Estados visa à troca de experiências e de […]

Educadores do Estado da Bahia participaram na manhã desta quinta-feira, do primeiro dia de intercâmbio em São Paulo. A parceria entre os Estados visa à troca de experiências e de programas desenvolvidos, respeitando as diversidades regionais e culturais. Os 11 educadores vão visitar escolas e conhecer os programas sócio-educativos e de capacitação da Secretaria de Estado da Educação, até o dia 3 de dezembro.

No Salão Nobre da Casa Caetano de Campos, os visitantes foram recepcionados pela diretora de projetos especiais da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), Leila Lannone, que explicou a política educacional de São Paulo. “A secretaria vem investindo na autonomia das escolas. O projeto Pinte na Escola, por exemplo, escolhe qual parte do prédio precisa ser pintada e se a comunidade vai participar. A escola tem autonomia para escolher o que fazer com os recursos disponíveis”, disse a professora.

 

 

 

 

Segundo Leila, quanto aos alunos os objetivos são o acesso e permanência nas escolas, melhoria contínua da aprendizagem, por meio do desenvolvimento de habilidades e competências, além de inclusão digital e uso de novas mídias. “Essa gestão colocou a Arte no patamar da educação. O programa Caminho da Arte realiza visitas a espetáculos de dança, teatro e museu. A cada visita se desenvolve um trabalho pedagógico nas escolas”, explicou Lannone.

Os educadores baianos conheceram o plano de aula da Rede do Saber e assistiram ao vídeo institucional sobre o programa. Participaram também de uma videoconferência ministrada pela coordenadora da Rede do Saber, Beatriz Scavazza.

Para a superintendente de Educação Básica da Secretaria de Educação da Bahia, Eliane Barreto Guimarães, o intercambio ajuda na busca do aprendizado metodológico para estado baiano. “A Rede do Saber é uma ferramenta que chama atenção porque organiza a gestão e avalia o próprio sistema”, conclui Eliana Barreto.

A agenda dos dois últimos dias do intercâmbio é a seguinte:

Dia 02/12

9 h – Visita à Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE)

10 h – Apresentação de Projetos; formação de gestores para uso de tecnologias; Saresp; prevenção também se ensina; Tá na Roda

12h30 – Almoço

14 h às 15h30 – Reunião de trabalho

16 h às 17 h – Visita à DE Centro

Dia 03/12

10 h – Escola da Família

Visita e encontro com diretores da rede para socialização de experiências bem sucedidas.

Lanche – com produtos da Padaria Artesanal

14 h – Visita à escola

16 h – Encerramento

Eduardo Santos