quarta-feira, 27/11/2002

Educadores de São Paulo debatem gestão participativa

Gestão participativa com resultados foi o tema abordado nesta quarta-feira pela profa. Alcyone Saliba para mais de 700 educadores, na Semana de Estudos “A Escola de Nossos Sonhos”, que acontecerá […]

Gestão participativa com resultados foi o tema abordado nesta quarta-feira pela profa. Alcyone Saliba para mais de 700 educadores, na Semana de Estudos “A Escola de Nossos Sonhos”, que acontecerá até a próxima sexta-feira, dia 29, promovida pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo.

Secretária de Estado do Paraná entre 1999 e setembro de 2002, Ph.D em Administração Educacional, a profa. Alcyone Saliba começou sua apresentação destacando que a valorização do profissional é o ponto inicial para a construção da Escola dos Nossos Sonhos. “E essa valorização deve partir de nós mesmos.”

Defensora da criação de mestrado profissional em gestão operacional, a professora Alcyone ressaltou que a gestão participativa com resultados é o caminho para a melhoria da qualidade de ensino. “A rede estadual de ensino de São Paulo possui mais de 6 mil escolas. A rede fast-food Mac Donalds possui 300 restaurantes no país inteiro. Portanto, é necessário criar mecanismos eficientes para um sistema tão grande e permanente”.

Lembrando a questão da Progressão Continuada, Alcyone afirmou que a escola boa é aquela que o aluno aprende. “Todas as crianças e jovens devem estar na escola, aprendendo, passando de ano e, portanto, completando 11 séries em 11 anos. Temos que acreditar que o aluno pode aprender e que somos capazes de ensinar. O aluno que repete sequencialmente vai para a rua. E só temos chance de trabalhar com a criança e o adolescente quando ele está na escola”.

Durante a palestra também foi destacada a importância de ferramentas como Saresp, Enem e SAEB. “Essas avaliações são fundamentais para termos uma noção se o aluno está aprendendo e onde está a falha”. Alcyone Saliba finalizou sua palestra enfatizando que a educação é formada pelo seguinte tripé: Pais, Profissionais da Educação e Parceiros.

Oficina com Educadores

Após a apresentação da professora Alcyone Saliba foi desenvolvida a oficina “O professor como agente de transformação”. Os educadores presentes foram divididos em seis grupos de reflexão sobre qual é o caminho para a Escola dos Nossos Sonhos.

Em seguida, as propostas foram apresentadas em plenária pelos seis grupos. O consenso foi que a Escola de Nossos sonhos é aquela em que há grande participação da comunidade, dos pais, respeito entre educadores e alunos, equipamentos disponíveis, biblioteca com profissionais habilitados, capacitação e valorização do professor.