terça-feira, 27/03/2012

Educadores participam de treinamento para incentivar protagonismo juvenil

Videoconferência que acontece nesta terça-feira (27) esclarece dúvidas de professores sobre a 9ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro, para que estimulem a participação dos alunos Nesta terça-feira (27), das 10h […]

Nesta terça-feira (27), das 10h às 12h, os professores coordenadores da rede participam de uma videoconferência com o coordenador do programa Parlamento Jovem Brasileiro, Sérgio Luiz Damiati. No encontro virtual, que pode ser acompanhado pelo site da Rede do Saber, Damiati responderá dúvidas sobre o projeto e irá preparar os educadores para incentivar os estudantes a participarem da ação.

O treinamento chega no mesmo momento da abertura das inscrições para a 9ª Edição do Parlamento Jovem Brasileiro, que seguem até dia 15 de junho. “O programa é importante porque vai fomentar o protagonismo juvenil e os alunos vão ver de perto como a democracia é vivenciada em Brasília” afirma o coordenador do Parlamento Jovem Brasileiro, Sérgio Luiz Damiati.

Podem se inscrever alunos entre 16 e 22 anos que estejam matriculados e frequentando regularmente o 2º ou 3º ano do Ensino Médio em escolas públicas ou particulares. A 9ª edição, que será realizada entre 24 e 28 de setembro, vai reunir 78 estudantes de todos os estados.

Os alunos interessados devem preencher uma ficha de inscrição e participar de um mini curso sobre como fazer um projeto de lei. As informações estão disponíveis no site da Câmara dos Deputados. Depois disso, os estudantes devem procurar a diretoria de ensino da sua região e entregar ficha de inscrição e projeto de lei para o professor coordenador.

O tema do projeto é livre. Os alunos podem participar escrevendo sobre qualquer área das Comissões Temáticas do Parlamento Jovem Brasileiro desde que a proposta tenha relevância e possa impactar positivamente a sociedade. O programa tem por objetivo possibilitar aos alunos a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados.

A princípio, 44 projetos serão selecionados no estado de São Paulo. Após a primeira seleção 11 serão escolhidos pela Câmara dos Deputados. Os alunos autores desses projetos ficarão uma semana em Brasília acompanhando o projeto de lei de sua autoria que passará por todos os tramites necessários até se tornar lei.