• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 22/09/2003
Últimas Notícias

EE Ascendino Reis é finalista com o projeto “Gotas Voluntárias”

A EE Ascendino Reis, no Tatuapé, foi uma das dez finalistas do 3.º Prêmio Escola Voluntária – programa criado em 2001 pela Rádio Bandeirantes em parceria com a Fundação Itaú […]

A EE Ascendino Reis, no Tatuapé, foi uma das dez finalistas do 3.º Prêmio Escola Voluntária – programa criado em 2001 pela Rádio Bandeirantes em parceria com a Fundação Itaú Social, para premiar escolas que desenvolvem projetos sociais com a participação dos alunos.

A escola foi selecionada pela criação do projeto “Gotas Voluntárias”, no qual profissionais do Hospital São Camilo realizam a coleta de sangue no próprio ambiente escolar com a participação dos alunos. O resultado da parceria foi um total de 250 bolsas de sangue coletadas com 112 litros utilizados pelo próprio hospital. A coleta foi realizada nos dias 11 de julho e entre os dias 25 e 27 de agosto deste ano.

Para a meta ser alcançada, os alunos elegeram um colega multiplicador do projeto por sala de aula. O envolvimento dos estudantes foi crescendo até surgirem novos voluntários. Todos se reuniram para fazer uma divulgação com panfletagem em ambientes públicos, no shopping da região, em outras escolas e ruas do bairro, convocando a comunidade para a importância do ato de se doar sangue como forma de ajudar outras pessoas. “Cada um se propõe a fazer um trabalho com o intuito de divulgar o projeto”, explica o Coordenador Pedagógico da escola, Professor Ulisses Lucchesi.

Como a EE. Ascendino Reis está entre as dez finalistas para o prêmio, a Rádio Bandeirantes convidou, no dia 10 de setembro, a equipe composta por quatro alunos e um professor responsável para participar de um programa em que expôs a metodologia e os resultados do Projeto “Gotas Voluntárias”.  A equipe foi preparada por profissionais de ONGs no Instituto Itaú Cultural, para gravarem o programa dentro do estúdio, onde seriam realizadas as entrevistas.

Os alunos entrevistaram professores, colegas e a comunidade que participou do projeto, além do Professor Gabriel Chalita, Secretário de Estado da Educação, e de Luiz Roberto Barradas Barata, Secretário da Saúde. As três primeiras colocadas do 3.º Prêmio Escola Voluntária receberão computadores e a escola vencedora também ganhará uma viagem de 7 dias para o grupo representante, num local que tenha um projeto social de referência no País, a ser escolhido pela comissão do prêmio.

Cristiane Agonio