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quarta-feira, 12/09/2018
Ensino Fundamental

Eletiva de Customização incentiva o consumo consciente de alunos

Português, Matemática e Artes foram as disciplinas trabalhadas durante as atividades da escola Professora Dulce Ferreira Boarin

A customização virou tema de eletiva na escola Professora Dulce Ferreira Boarin, localizada em São Paulo. Os alunos aprenderam a personalizar os produtos doados pelos próprios pais, pelos professores e pela comunidade.

“Os adolescentes são consumistas. E hoje não é a televisão que tanto afeta a eles, o que eu percebo muito são as coisas da internet. Então essa ideia da customização entrou justamente nesse espaço que eles queriam, que era montar um projeto que eles poderiam manusear, poderiam construir”, explica Elisabete Cristina Zacarias, professora de português.

A customização permite a modificação ou a criação de alguma coisa de acordo com as preferências da pessoa. “Eu quis participar porque achei interessante reaproveitar as roupas, os cadernos, para deixar com a minha cara”, diz a aluna Kaylane Cristina da Silva Ferreira.

Temas como a criação e a construção de vestuário a partir da reutilização de diversos materiais, tais como o papel, material tão comum no cotidiano do aluno foram trabalhados durante as atividades. “E se o aluno quiser customizar uma roupa que não vai ficar para ele próprio, existe a opção de vender no nosso bazar. E eles tiveram que escolher o nome e a logo do bazar. Depois que ele faz a peça, escolhe se vai vender e ficar com o dinheiro”, explica a professora Elisabete.

A Matemática também esteve presente, bem como Português, Arte e suas linguagens convergentes, envolvidas em todo o processo de criação. Em matemática, “nós trabalhamos com porcentagem, escala, com razão, proporção e regra de três”, compartilha o professor da disciplina, Vasni dos Santos Pinto.

Segundo a aluna Sonia Herrera, explica como a Matemática tem influenciado na eletiva. “Eu aprendi o cálculo da fração, multiplicação para fazer a barra da calça, por exemplo, precisa de soma, para calcular direito”.

Durante as atividades, o incentivo ao consumo consciente fez com que os alunos repensassem também a relação com o desperdício. “Às vezes, até algumas da minha mãe, que serviam em mim e eu reaproveitei, do meu irmão, tudo”, acrescenta.

Além disso, a iniciativa visa desenvolver habilidades dos alunos de acordo com os interesses relacionados aos seus projetos de vida. “Tenho dois projetos de vida, que são administração e design de moda. E eu gosto de customizar as roupas”, conta a estudante Sonia Herrera.

E o jovem Kevin Gabriel levou todo o seu aprendizado para casa. “Eu tinha ajudado meu pai a customizar, porque ele costura. Então, eu já sabia um pouquinho, mas eu queria aprender mais com a professora”, relata.