• Siga-nos em nossas redes sociais:
sábado, 26/01/2019
Boas Práticas

Eletiva permite alunos trocarem correspondências com estrangeiros

Em Assis, projeto 'Cartas para o Mundo' estimula os estudantes da E.E. José Augusto Ribeiro a conhecerem outras culturas

Conhecer e se socializar com novas culturas é sempre a melhor forma de tornar a sociedade mais justa e igualitária. Pensando nisso, os alunos da E.E. José Augusto Ribeiro, em Assis, participam do projeto “Cartas para o Mundo”, uma disciplina eletiva que uni aulas de Inglês e Geografia. 

Através da iniciativa, os jovens podem se comunicar diretamente com pessoas de outros países e ainda aprender um pouco mais sobre as tradições e história daquele lugar. 

Para isso, os docentes Gerson Daré e Adriana Palmieri de Souza solicitaram materiais às embaixadas para que fossem utilizados em aula. Em seguida, receberam mapas, bandeiras e souvenires de mais de 30 embaixadas, como Suíça, Jamaica, Irã e Chile.  

Depois de seis meses de projeto, a professora Adriana teve a ideia de entrar em contato também com escolas dessas nações. Ela conta que enviou a uma escola do Zimbábue informações do trabalho desenvolvido com os alunos sobre o país.  

“Recebemos de volta diversas cartas dos alunos com desenhos, pulseirinhas e receitas de comidas típicas. Foi a partir desse momento que iniciamos um ‘intercâmbio’”, conta. 

Os alunos, dessa forma, se envolveram com a eletiva e comentaram sobre a importância de ter o contato com jovens de outros países com vidas tão diferentes das que eles estão habituados. 

“Percebi que estou melhorando a forma como escrevo e falo em inglês, até por contar sobre coisas do meu dia a dia, família e cidade. É como se fosse uma conversa”, conta Gabriel Ribeiro de Carvalho, que participou da ação.