Depois de prestar o vestibular da Unesp para o curso de Engenharia da Produção, Ágata Pereira acelerou os passos para não perder o voo e embarcar rumo à Brasília.
A correria foi um aquecimento, a estudante tem pela frente uma semana com agenda apertada. Até sexta-feira (22), os compromissos estão fechados para as atividades do programa Jovem Senador.
As aulas do Ensino Médio da E.E. Dom Artur Horsthuis, em Jales, ficaram a 760 quilômetros de distância. Agora, Ágata assume por uma semana o posto de senadora e passa a frequentar plenárias para discutir políticas públicas.
O peso da responsabilidade não amedronta, pelo contrário, motiva. Na mala da aluna não falta empolgação, expectativas e muitas ideias. Ela fincou os pés na capital federativa com um objetivo trilhado: conseguir a aprovação do seu projeto de lei pela Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal.
“Conversei com outros participantes do programa pela internet e discutimos muito sobre educação. Vou manter o meu projeto nessa linha, quero defender a formulação de programas socioeducativos, visando a inserção de jovens infratores na sociedade”, explica.
Nessa segunda-feira (18), o dia de Ágata começou bem cedo. Às 8h, junto com comitivas de estudantes de outros estados do Brasil, ela foi empossada como jovem senadora e participou da eleição da mesa do plenário. A Constituição Federal está pautada para entrar em discussão às 16h, depois os legisladores mirins formarão comissões que elaborarão projetos de lei.
– Conheça a programação do Jovem Senador
A volta para casa está prevista para sexta-feira (22). “Quero aproveitar cada segundo da viagem para absorver ao máximo os conhecimentos disponíveis. Essa experiência pode acrescentar muito em minha vida”, conta Ágata.