sexta-feira, 24/06/2005

Em Garça, secretário expõe ações do Governo e convida prefeitos a serem parceiros

Próxima edição será nesta segunda, 27, em Araçatuba O 6º Fórum Regional Governo Educador reuniu, nesta sexta-feira, 24 de junho, em Garça, 21 prefeitos e 17 secretários municipais da região […]

Próxima edição será nesta segunda, 27, em Araçatuba

O 6º Fórum Regional Governo Educador reuniu, nesta sexta-feira, 24 de junho, em Garça, 21 prefeitos e 17 secretários municipais da região de Marília. O evento foi realizado no clube Grêmio Teatral da cidade.

Após um vídeo apresentando as principais ações da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, o secretário Gabriel Chalita, conversou com prefeitos e secretários municipais sobre a finalidade do fórum e quais as alternativas de ajuda e parcerias oferecidas pelo governo do Estado.

“Estar presente é essencial. A educação de São Paulo deu um salto muito grande e queremos atender a todos os pedidos dos prefeitos da melhor forma possível e com muita agilidade. Não estamos interessados em fazer promessas e sim em melhorias”, afirmou o secretário.

Chalita também apresentou aos prefeitos sugestões de participação no Saresp, municipalização e de parceria com o programa Escola da Família. “É uma experiência fantástica abrir um espaço público como a escola aos finais de semana. A idéia é que cada vez mais municípios possam participar”, finalizou.

De acordo com o secretário, mais de 300 municípios já estão pré-cadastrados para a parceria com o Escola da Família, que abre as unidades escolares aos finais de semana com atividades e cursos para alunos, pais e comunidade.

Os municípios interessados poderão contar com todo o apoio da secretaria para a capacitação de educadores profissionais e voluntários e ainda uma parceria com o estado para pagar a bolsa para universitários.

Marília

A primeira escala do secretário, antes do Fórum Regional Governo Educador, foi em Marília, onde Chalita abriu o Encontro de Educadores da região. Cerca de 2000 pessoas lotaram o auditório do Golden Palace, onde o secretário destacou a importância da participação da comunidade no processo educativo, enfatizando que “uma escola pública de qualidade depende de todos nós: governo, sociedade, pais, professores e diretores”. A sétima edição do Fórum Regional Governo Educador será nesta segunda-feira, 27, em Araçatuba.

Adriana Cardillo